terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Um janeiro no Japão

Era janeiro como agora, e um anúncio no trem, traduzido por meu amigo Shunsuke Nakamura, informava: apartamento com quarto, cozinha e uma pequena sala-de-estar por “apenas” 35 milhões de yenes. Em 1995, pouco mais de cem yenes comprava um dólar, e este (vocês se lembram?) correspondia a quase um real. Fizemos as conversões de cabeça, baseados em valores redondos para facilitar a operação, e vimos que o comprador teria que desembolsar o equivalente a 350 mil reais para morar num lar liliputiano.

Para saber, porém, que os japoneses vivem às voltas com problemas habitacionais não é preciso ir ao Japão, como eu. Basta ter conhecimento de que o metro quadrado no centro de Tóquio é o mais caro do mundo, chegando a custar um milhão de dólares. Isso se explica por que mais de um quarto da população formada por 127 milhões de pessoas se concentra em áreas metropolitanas como Osaka, Nagoya e, principalmente, Tóquio.

Morei em Ashikaga, no estado de Tochigi, e lá descobri que no Japão também há favela. Não sei se essa palavra, pela imagem que nos evoca, pode ser aplicada aqui, pois as pequenas casas que via diante da minha janela tinham sido construídas em terrenos planos e limpos. As paredes eram revestidas de zinco, paredes tristes e escuras, mas pela manhã havia o espetáculo esdrúxulo de moradores indo para trabalho em Mitsubishi Eclipse, Honda Civic e Nissan.

Se a casa própria é um sonho até mesmo para os japoneses idosos, o mais jovem operário tem poder aquisitivo para comprar um carro de luxo como os citados no parágrafo anterior. O mesmo se pode dizer quanto à parafernália eletrônica que o país produz com a voracidade de um Godzila.

A primeira cidade em que morei foi Oizumi. Naquela época havia ali mais de quatro mil brasileiros e um arsenal de produtos verde-amarelos, distribuídos em diversas lojas, restaurantes, açougues e até um shopping center - inaugurado após meu retorno ao Brasil.

Morávamos em quatro num apartamento alugado pela firma, que cobrava cerca de 200 dólares de cada um de nós. Era uma forma lícita, ainda que imoral, de nossos patrões reaverem um dinheiro que ganhávamos com o próprio suor.

Enquanto dormimos, quase 200 mil compatriotas nossos cumprem no Japão longas jornadas nas linhas de produção. Muitos permanecem longe de casa contra a própria vontade, riscando na folhinha os dias que faltam para o regresso. Mas há aqueles que se adaptam tão bem que não pensam em voltar para casa. Representam, é verdade, uma parcela ínfima dos que se engajam nessa aventura.

Conheci no máximo meia dúzia de pessoas que haviam decidido ficar para sempre no Império do Sol. Essa opção, diziam, se baseava numa lógica simples: preferiam apertar parafuso lá, a dois mil dólares por mês, a viverem de contar os centavos no Brasil.

Mas essa integração, motivada principalmente pelas inúmeras vantagens de se viver num país do Primeiro Mundo, também se dá no nível dos problemas habitacionais. E é assim que aquele cartaz no trem, lido por olhos de quem apenas passa por ali, se transforma num pesadelo definitivo para quem resolveu fincar suas raízes em terras tão distantes.

2 comentários:

  1. Olá, Archibaldo! Conforme disseste, realmente livros são como mulheres, e eu morro de ciúme dos meus, afinal, é com eles que divido minha cama atualmente, rsrsrs!

    Abro uma exceção, sim. Empresto-lhe os livros assim que acabar. São excelentes.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grato, Cleomilton. Pelo jeito somos dois bons de cama...

    Abraço.

    ResponderExcluir