segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Yvan Campos, ecologista



Ana Paula Batalha, jornalista
Com foto de Dhárcules Pinheiro

Distribuir mudas de tamarindo é uma das funções do artista plástico Yvan Campos, 50 anos. De bicicleta, ele percorre alguns trechos da zona rural para difundir essa planta, considerada por muitos, medicinal. A intenção de Yvan é valorizar os bons frutos da floresta.

O artista plástico colhe, embala e entrega sem cobrar nada pelo produto e garante: “o serviço é por amor”. Há quase um ano nessa missão voluntária, ele já perdeu as contas de quantas entregas fez, mas lembra que trinta mudas ele entregou em sua residência.

“Algumas pessoas vão a minha casa em busca das mudas, mas são poucas. Eu gosto mais de entregar na zona rural, na cidade as pessoas ficam com medo de aceitar e, muitas vezes, nem plantam”, disse.

Ele ressalta ainda que o chá da fruta é essencial para o combate a diabetes. “Ela é uma fruta azeda, não tem açúcar que faça adoçar”, ressalta.

Colhendo as mudas do Sesc/Centro, hoje Yvan se preocupa com a extinção dela por o prédio está em reforma. “O prédio está em obra e já tiraram parte das plantações do tamarindo de lá. Isso me faz trabalhar ainda mais para distribuir as mudas para o povo”, salientou.

Yvan não depende de ações do governo ou prefeitura para realizar o serviço, mas tem o desejo de um deles disponibilizar uma terra para esse tipo de plantações. “Se algum deles [governo ou prefeitura] tiver interesse em plantar tamarindo, é só pedir alguém para ir buscar lá em casa, mas precisam se responsabilizar pelas mudas”, sugeriu.

O endereço de Yvan, para os interessados em adquirir as mudas de tamarindo, é no bairro Morada do Sol, na rua Netuno, n° 21. O telefone dele é 3223-0504.

Originário da Índia, o chá da polpa do fruto é indicado também para controle de febre e é calmante. A polpa também é adstringente e refrigerante. A decocção é indicada para curar prisão de ventre, usando-se 10 g de polpa do fruto em meio litro de água, bebendo duas xícaras ao dia. A fruta é rica em vitaminas A, B1, B2 e C, potássio e cálcio.

Comento

No governo da floresta há muitos figurões que fizeram carreira sob a frondosa árvore do ecologismo. Pura teoria, porém. Não vejo nenhum deles fazendo algo concreto pela preservação do meio ambiente, já que isso demanda tempo e requer transpiração. Yvan Campos, nesse aspecto, dá uma lição aos engomadinhos e bem remunerados defensores da florestania. Sem apoio estatal e nenhum alarde, ele vai plantando as sementes de um futuro com sabor de tamarindo.

2 comentários:

  1. Archibaldo, em que Estado o Yvan realiza esse trabalho? Estou interessada em realizar um trabalho socio-ecológico em meu bairro e me interesso pelas mudas.

    ResponderExcluir