quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Astuto companheiro

O blogueiro Edmilson Alves (link aí ao lado) escreveu agora há pouco que "o senador Jorge Viana (PT) mostrou firmeza ao não acreditar no Referendo promovido no ano passado que acabou na decisão popular de restituir o fuso horário com duas horas de diferença de Brasília. Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ -, nesta quarta-feira, 23, Viana propôs apresentar um novo projeto de lei a tramitar na Câmara, Senado e Presidência da República a fim de retornar a hora antiga".

Ora, ora, dona Aurora, é preciso saber ler nas entrelinhas do poder. Antes da conclusão, porém, vamos às premissas:

A movimentação febril da Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), capitaneada pela poderosa Rede Globo, mostrou quem estava por trás do projeto de lei aprovado por Tião Viana no Senado que atrasou em uma hora os nossos relógios.

Ante o desgaste político que a mudança acarretou, a aprovação da consulta popular proposta pelo oposicionista Flaviano Melo e a derrota nas urnas, os Viana e seus asseclas cuidam agora de tirar o atraso.

Há duas possibilidades que explicam a atitude de Jorge Viana, e notem que elas estão conectadas entre si.

A primeira é que após a lambança, Jorge sairia como o defensor do povo acreano, quando na verdade foi o seu grupo político o causador dos dissabores populares e das ranhuras na própria reputação. A segunda é que um novo projeto a tramitar na Câmara e no Senado, e depois sujeito à sanção da Presidência da República, só adiaria ad infinitum uma decisão que já deveria ter sido adotada por vontade soberana do povo.

Como o governo companheiro conta com a maioria dos parlamentares nas duas casas de lei, seria fácil protelar o resultado da petição, como ocorre com milhares de propostas que nunca são apreciadas no plenário graças à má vontade da mesa diretora.

Antes de elogiar a "firmeza" do Sr. Jorge Viana, é preciso interpretar o alcance de suas astúcias.

3 comentários:

  1. Lendo o blog da Alcinea encontrei teu endereço virtual e deu uma saudade de ti. Por isso passei aqui para te dar um abraço.

    Paulo Ronaldo
    (pauloronaldo32@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Pra voce ver, com tanta coisa para a Globo se preocupar agora vem tirar onda de que sabe o que é melhor pra nós (nesse sentido tá igualzinha a FPA), se soubesse o que é justo de fato adequava logo o horário dessa programação infame e pornográfica levando em conta que nossas crianças estão, sim, a duas horas de diferença da programação pensada/idealizada para a região sudeste, nordeste e centro-oeste, agora porque estamos mais distantes a oeste temos de nos adequar ao resto do país só porque a Globo não quer modificar sua grade de programação? E onde fica o direito a diversidade cultural, de credo, costumes locais? É óbvio que vão emperrar a vontade popular através de muito lobby em Brasília, o circo de horrores está apenas começando, só me resta rezar para que surja um juiz digno e honrado para por fim a essa querela anti-democrática! Do PT já sabemos tudo e a quem vai apoiar, é.. parece que o Acre vai ter um ano daqueles... explosão da dengue, a passagem de ônibus mais absurda do continente, um referendo que não respeita a vontade popular...

    ResponderExcluir
  3. Não acho que seja a Globo a preocupada e sim a Rede Amazonica, pelo faturamento, pelo IBOPE, por tudo, o que representa para Globo o Acre? agora aos Vianas que perderam o Referendo, haaaa ai sim representa muito e como vc disse Ark, seria uma volta por cima e o todo salvador do Acre, o rei, acho que eles querem fazer como em 2002!!!!!!

    ResponderExcluir