quarta-feira, 16 de março de 2011

As coisas, infelizmente, ainda podem piorar


O aviso grudado ao caixa de um pequeno restaurante da rua Hugo Carneiro, no Bosque, resume o sentimento geral de insegurança que vive a população de Rio Branco. Não obstante o atimismo em torno das estatísticas definhantes sobre assaltos e homicídios, e o alvoroço do governo em celebrar o resultado do carnaval 2011, os pequenos furtos continuam a desafiar a polícia e a desfalcar o bolso do cidadão comum.

O dono do estabelecimento me disse que o furto de sua balança se deu no domingo de folia, quando saiu de casa por aproximadamente uma hora. Para não atrapalhar as vendas, ele teve de estabelecer o preço de sete reais pelo "prato feito".

Esse fato nos remete, necessariamente, à questão de nossas fronteiras escancaradas, por onde entram as toneladas de drogas que anabolizam a delinquência e os saques à sorrelfa. Só recentemente, com a entrada dos haitianos no Estado - e agora de tanzanianos, ganeses e nigerianos, conforme revela matéria do repórter Freud Antunes no jornal A Tribuna desta quarta -, as autoridades se deram conta da necessidade de mantermos as fronteiras sob vigilância.

O problema é que, como mostrou matéria da Folha de São Paulo de domingo, a Amazônia abriga apenas 13% das forças do Exército, e só 15% do efetivo da Aeronáutica estão na região Norte. Sem falar na falta de agentes da Polícia Federal.

Com o corte bilionário no Orçamento e o governo federal concentrado em outros problemas tão graves quanto este, os acreanos continuarão a ser pilhados pela horda sempre crescente de dependentes químicos.

E o mais grave é que as coisas ainda podem piorar.

6 comentários:

  1. MAS O PIOR É SABER QUE O GOVERNO ROUBA MAS QUE TODOS OS GATUNOS DO ACRE. VIU? O quanto o DETRAN GASTA COM O CAFÉZINHO ????? É SO 780 MIL REAIS E CADE A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL????? É TUDO FULERAGEM CADE O MPE ,TA TUDO MAMANDO NAS TETAS DOS MIZÉRAVES

    ResponderExcluir
  2. roubaram a balança, podem roubar a placa!

    ResponderExcluir
  3. O que este povo do DETRAM COME DE SALGADINHOS, NÃO É MOLE .VIVE TUDO MORTO DE FOME,ATÉ A ESPOSA DO MERETISIMO JUIZ DEFENDE A MARFIA DAS MUTAS.É TUDO TOPA TUDO POR PROPINAS

    ResponderExcluir
  4. NO ACRE A BANANA COME O MACACO E OS RATOS COME OS GATOS . TA TUDO ERADO

    ResponderExcluir
  5. É TEM ATÉ QUEM DEFENDA ASALTANTE ,QUE ASALTA A MÃO ARMADA. MAS QUEM COMADA O ESTADO ?

    ResponderExcluir
  6. SEM DÚVIDA QUE VAI PIORAR!

    ResponderExcluir