segunda-feira, 14 de março de 2011

Tsunami de tolices

(Foto de Valter Campanato/ABr)

Político cuja ânsia é manter-se em evidência quase sempre acaba, pelas muitas aparições públicas e entrevistas sobre temas variados, tropeçando na própria língua. No fim de semana, por conta do lançamento da Campanha da Fraternidade 2011 no Acre, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) disse que "os terremotos, tsunamis, desmoronamentos e alagamentos ocorridos nos últimos tempos no mundo são consequência da ação humana".

Achei que a repórter poderia ter distorcido as palavras de dona Perpétua. Mas um release de sua assessoria confirmou-lhe o disparate.

Tsunamis são ondas causadas por deslocamento de grande volume de água em oceanos ou lagos. E terremotos resultam de fricção entre placas tectônicas, cuja ocorrência antecede a presença do homem-de-neandertal no planeta.

Discorrer sobre o que se ignora com a desenvoltura de quem tem doutorado em coisa alguma é um risco que a se sujeita todo político falastrão. Mas dona Perpétua Almeida não esteve sozinha no congresso de çábios que tratou da campanha da fraternidade.

Para o bispo Dom Joaquim, a dengue não teria assolado os acreanos não fosse o desperdício de água. Se o que disse Dom Joaquim fosse verdade, os bairros altos de Rio Branco, onde há maior incidência de casos da doença, não seriam os mesmos onde o produto é mais escasso nas torneiras.

O problema de muito discurso aparentemente lógico é que eles podem esconder argumentos sediciosos. A igreja prega a preservação dos recursos hídricos, mas nunca se manifestou contra o esgoto que o governo companheiro faz chegar ao rio Acre via Parque da Maternidade.

Deus está atento ao que os petralhas fazem aqui na terra. Nós precisamos, no mínimo, prestar atenção ao que eles dizem.

7 comentários:

  1. Em menos de 2 minutos de pesquisa no gugol se pode aprender algumas coisas:
    com a prospecção de petróleo os espaços do subsolo são preenchidos por ar, o que muda a pressão subterrânea. Se basta um tico de física quantica para entender o efeito borboleta e entender o agravamento dos efeitos sísmicos;
    assoreamento de margens e nascentes, permeabilização do solo e emissão de carbono altera o ciclo da água;
    pois é jornalista, pesquisa um pouco de ciência antes de disparar a metralhadora.
    quanto ao bisbo, hora hora... água empoça né? até nos altos bairros...
    realmente!

    ResponderExcluir
  2. Efeito borboleta para o agravamento sísmico? De que mundo vc saiu, amiguinho? Vc está querendo misturar ciência com especulação barata levada às telas de Hollywood.

    Saiba que no processo de retirada do petróleo, a água é injetada para pressurizar o poço, e assim, ao contrário do que vc disse, não ficam espaços vazios nas rochas de onde sai o produto. Os geólogos confirmam que a extração causa pequenos abalos sísmicos, muito longe de se configurarem em terremotos de 9 graus na escala Richter, como o do Japão. Além do mais, muitos dos grandes terremotos (acima de 8 pontos na escala) da história remontam a uma época anterior à extração do produto. Os maiores especialistas do mundo em sismologia são japoneses, e o país prospecta óleo das camadas subterrâneas porque se sabe que a atividade não é a causa dos grandes desastres naturais no país.

    Além do mais, meu caro petralha anônimo, não dá para debater qualquer assunto sério após dois minutos de pesquisa do “gugol”. A continuar assim, vc poderia até assessorar dona Perpétua.

    Ah, sim, água empoça. Sobretudo a da chuva.

    Francamente!

    ResponderExcluir
  3. ADOREI ARCHIBALDO. ESSE PETRALHA TEM QUE ESTUDAR MUITO, ALIÁS, COMEÇAR A ESTUDAR PORQUE ELE NÃO SABE O QUE FALA. COMO A DEPUTADA PERPÉTUA QUE QUER SE PERPETUAR. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.DOIS ETS.

    ResponderExcluir
  4. Só tem uma coisa que não bate aí.. no Canal da Maternidade não passa esgoto, e sim o escoamento das águas pluviais (oriunda de chuvas) que acabam por arrastar com si os dejetos das ruas para o canal, e por consequencia para o Rio. O que não diminuí a gravidade, pois se trata de lixo in natura no leito do rio.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Archibaldo,

    Seria de bom alvitre a Deputada em questão lembrar que, os desmoronamento,os alagamentos ocorridos nos últimos tempos são consequências,não da ação humana,mas,da falta de ação dos governos inoperantes e extremamente populistas e maniqueietas, que ela representa e defende com unhas e dentes.Se por acaso a deputada não é lá muito afeita à pesquisa,então, arrume uma boa assessoria que possa supri-la com informações sobre temas desconhecidos,dos quais os seus parcos conhecimentos não lhe permite emitir opinião, juizo de valor,ou coisa que o valha.
    Quanto ao petralha,deveria nos poupar com o seu "tsunami de besteiras" pois, pior do que ser iletrado é tentar mostrar erudição que não possue.Não existe a menor dúvida de que:petralha+camarada é = a apedeuta!

    Abraços democráticos
    Joanna.

    ResponderExcluir
  6. Vitor,

    O projeto original do Canal da Maternidade previa um lago de decantação antes que os dejetos fossem lançado ao rio. Sabe por quê? Porque o canal recebe esgoto da Maternidade. Mas o projeto original foi alterado pelo governo provavelmente para baratear o custo da obra, apesar dos aditivos feitos no decorrer da construção. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de divulgar por meio deste o nosso trabalho frente ao Instituto de Solidariedade e Educação Popular (ECOS DA FRATERNIDADE).
    O nosso endereço na internet é:
    - http://ecosdafraternidade.blog.terra.com.br/.
    Em favor da educação em comunidades carêntes, jovens que são encaminhados ao trabalho, mães que estão sendo capacitadas e auxilio a idosos. Quem desejar manter contato:
    ecosdafraternidade@yahoo.com.br
    Parabens pelo Blog e pelo trabalho. Sucesso.
    Osmar da Silva - Diretor Geral do Instituto de Solidariedade e Educação Popular (ECOS DA FRATERNIDADE)

    ResponderExcluir