sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A face negra do Brasil

A Oari Produções abre no Acre, na próxima terça-feira, 2 de fevereiro, a exposição fotográfica “Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência”. Com fotografias de André Cypriano, a mostra já percorreu 15 cidades brasileiras. O trabalho conta com patrocínio da Petrobras e será exibido na galeria de Artes Juvenal Antunes, no Calçadão da Gameleira, das 8h às 20h, entre 3 de fevereiro e 7 de março.

André Cypriano é paulista e estudou fotografia em São Francisco, na Califórnia. Trabalha como fotógrafo freelancer no Rio de Janeiro e Nova York. Optou por documentar comunidades que habitam lugares remotos do planeta, como os Nias, na costa do Sumatra, e as práticas culturais da região de Bali.

Estima-se que existam mais de duas mil comunidades quilombolas em território brasileiro. A fotografia reproduzida no alto da página foi tirada no Estado do Amapá. A publicação das imagens recebeu autorização dos divulgadores.

3 comentários:

  1. Ark
    "Estima-se" é demais. Ou, de menos, se é que me entende. Quem estima? Quais os critérios? Se não tivermos cautela com esse negócio (negócio mesmo) de quilombolas ainda vão descobrir algum bem ali na Avenida Ceará, próximo ao Mercado Velho.

    ResponderExcluir
  2. KKKK. A informação, Valter, é da Wikipédia.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Arquibaldo,

    Parabéns pelo Blog, tenha certeza que muito em breve seu blog será o mais lido do estado. A forma inteligente e independente como domina as letras, nos brinda com qualidade e prazer por uma boa leitura. Sucesso!!!!

    João Nunes
    Sena Madureira-Ac

    ResponderExcluir