segunda-feira, 14 de junho de 2010

Midas do Iaco

Nesse domingo, em brevíssima passagem por Sena Madureira, ganhei de presente o livro “Do Sertão Cearense às Barrancas do Acre”, cujo autor é Mário Diogo de Melo. Trata-se da história do desbravador João Gabriel de Carvalho e Melo, o primeiro a montar um seringal economicamente estável na região acreana. Romanceei a trajetória desse cearense de Uruburetama em meu livro "Amazônia dos Brabos", publicado em 2007 pela gráfica do Senado Federal.

Os cinco mil exemplares da única edição do livro foram distribuídos gratuitamente pelo gabinete do senador Geraldo Mesquita Júnior. Não deu pra quem quis. E a mim couberam 25 ou 30 míseras unidades, insuficientes para atender aos pedidos que ainda hoje me fazem alguns.

Mas não é do meu romance ou da obra de Mario Diogo de Melo que quero falar. O alvo desta postagem é o João Nunes, o Duduca, de quem ganhei o presente no domingo.

Duduca deve ser o mais bem sucedido empresário de Sena Madureira. É uma espécie de Midas do Iaco: tudo em que põe as mãos vira ouro. Homem de negócios, empresário de visão, é também um apreciador das letras. Culto e eloquente, não esconde seu amor pelas coisas do Acre. Leitor dedicado, esbanja conhecimento sobre a história da região. E generoso como é, não se furta em dividir seus livros com quem suspeita compartilhar da mesma paixão pela palavra impressa.

Ao longo da vida conheci empresários e comerciantes cujos interesses se limitavam a ganhar dinheiro. E tamanha obsessão pelo lucro foi fazendo dessas pessoas meras escravas do que nunca poderão ter - tamanha a ambição que carregam dentro do bolso.

O João Nunes, porém, é a prova de que homens de negócios podem ser verdadeiros aficionados pela arte. No caso dele, da arte de contar boas e relevantes histórias.

Duduca me fez um baita elogio: disse que tenho o texto mais elegante do Acre. Quase me ajoelhei e pedi que ele me tocasse o cocuruto. Assim poderia sair de Sena Madureira com as idéias de ouro que preciso para o próximo livro.

3 comentários:

  1. Olá meu caro colega. Também conheci "Duduca" recentemente, este na fronteira para prestigiar o aniversário do filho de um amigo em comum que promotor público.
    Me foi apresentado por um empresário do ramo hoteleiro e, apesar do pouco papo que tivermos, fiquei um pouco surpreso pelo seu histórico e pelo sucesso empresarial.
    É bom saber que existe pessoas desse "naipe" no Acre. Quando for à Sena, quero pegar umas aulas com ele.
    No mais, digo-lhe que sua coluna tem tido um bom acesso aqui na fronteira. Os leitores gosta do seu texto como eu. Mais sucesso para você.

    ResponderExcluir
  2. Querido Alexandre, grande parte dessa audiência a que você se refere atribuo ao site oaltoacre.com. Você sempre foi um grande divulgador dos meus textos aí na região.

    A você também desejo mais sucesso do que já tem.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Duduca é uma destas pessoas raras que habitam este mundo. Uma pessoa que com seus sábios conselhos e sua visão diferenciada ama o "acre".

    ResponderExcluir