quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quando a ruína pessoal carece de uma boa desculpa

Disse outro dia na coluna Prisma, que subscrevo no site agazeta.net, que Ilderlei Cordeiro (PPS) estava na iminência de desistir de uma candidatura à reeleição por conta do desgaste que sofreu na região do Juruá. Este, porém, não é a único motivo para a previsão que se confirma. Ilderlei é bom de matemática, e sabe que na aritmética da oposição a tendência é que seus votos só diminuam. Tendo como concorrentes Marcio Bittar e Flaviano Melo, ele está certo de que não lhe sobrará cadeira de deputado federal.

Mas vamos a mais uma razão da desistência anunciada ontem em coletiva à imprensa de Cruzeiro de Sul (aqui). Tendo acompanhado grande parte de sua campanha à Câmara Federal, em 2006, pude constatar o empenho de algumas pessoas que foram preteridas tão logo Ilderlei assumiu o cargo. O lobo em pele de Cordeiro só teve faro para a sua alcateia. A família do rapaz virou prioridade, os cabos-eleitorais ficaram na mão e fortes aliados e conselheiros acabaram execrados. (Outros parlamentares acreanos, preocupados apenas com o bom bocado dos seus, deveriam se espelhar em Ilderlei. A lição, porém, às vezes vem tarde demais. Adiante.)

Acordos de campanha firmados por Ilderlei viraram fumaça. E os sinais que subiram aos céus, sob os protestos dos relegados, anteciparam a tragédia política do Calabar juruaense. Na eleição em que se propôs candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, o deputado amargou o quarto lugar na lista de quatro concorrentes - e se houvesse mais um no páreo talvez tivesse ficado em quinto.

Em política, os reveses não tardam quando a eles fazem jus os proponentes. E se o Judiciário por vezes é lento e cego, a justiça do eleitor é célere e vigilante, chegando a ser clarividente. Votei em Ilderlei por questões partidárias, e no primeiro ano de mandato já havia me arrependido.

O arrependimento é maior agora que ele, em entrevista aos jornais, afirma ter desistido da reeleição pela "bagunça" que reina na oposição. Pelo jeito não faltam apenas votos ao rapaz - falta-lhe vergonha na cara, ainda que esteja certo na avaliação que faz do modus operandi dos opositores do governo da floresta. Não, Ilderlei Cordeiro não é nenhum tolo, apenas usa a tolice como disfarce à própria malícia.

Ao admitir que não concorre à Câmara Federal novamente, e o faz sob a desculpa de que a oposição é uma joça e a Frente Popular, uma beleza, ele me dá a chance de perguntar por que, então, não mudou de lado a tempo de encarar as urnas outra vez, agora sob as auspiciosas bênçãos dos cardeais petistas.

Trata-se de uma questão simples e óbvia. Ilderlei sabe a resposta. E muitos de nós, seus ex-eleitores, também.

4 comentários:

  1. A MAIOR BAGUNÇA ESTÁ NA FAMILIA DELE, QUE SO PENA EM DINHEIRO E NEM AS IRMÃS O APOIAM. ACABOU COM O PATRIMÔNIO E O NOME DO PAI, ACABOU COM O PFL EM C. DO SUL, VIVE BRIGANDO COM A FAMÍLIA E AINDA FOI À DELEGACIA E PARA NÃO SER PROCESSADO PAGOU UMA BLUSA PARA UM DOS SEUS CABOS ELEITORAIS COM O NOME DE CRISOMAR QUE FOI AGREDIDO PELO DEPUTADO EM PRAÇA PÚBLICA.SÓ PQ ELE O CHAMOU DE GUZERÁ. QUEM MESMO A BAGUNCEIRO? A BARBICHA ACIMA!

    ResponderExcluir
  2. É PRECISO INFORMAR QUE O FRACASSO DO MANDATO DELE NÃO É RESULTADO DE SUA DESISTÊNCIA DA REELEIÇÃO. ELE JÁ ANDOU FAZENDO ALTOS ELOGIOS A FRENTE POPULAR. MAS ISSO ACONTECE PQ O GOVERNO COMPROU DA FAMILIA DE UM IDERLEI UMA DAS MAIORES AREAS DE TERRA QUE POSSUEM EM CRUZEIRO DO SUL, POR CIFRAS ALTISSIMAS. AS TERRAS SERIAM DA IGREJA CATOLICA, TODOS LA NA CIDADE SABEM DISSO. FOI UM CALA BOCA DAQUELES, E NAO SE SURPREENDA SE ELE SAIR DA OPOSICAO E VIRAR SITUACAO. O PRECO DO MANDATO DELE FOI ALTO.

    ResponderExcluir
  3. NÃO ERA A HORA DO DEP ILDERLEI SAIR DA OPOSIÇÃO, PQ SE CONFUNDEM, É UMA BAGUNÇA SÓ. ILDERLEI E IDALINA ESTÃO TENTANDO ACABAR COM O PPS, SÓ NAO CONSEGUEM PORQUE O PPS NÃO É DELES. POR SE FALAR EM OPOSIÇÃO, QUEM É MESMO OPOSIÇÃO? PETECÃO, BOCALON, N. LIMA, IDALINA? TODOS COMERAM NA MESMA PANELA. TODOS PARTICIPARAM PARTICIPARAM DO GOVERNO DO PT!

    ResponderExcluir
  4. perai o pmdb nunca esteve do lado de la, entao oposiçao so o glorioso, e essa conversa do pmdb ir para a frente foi so firula jamais os pouquissimo filiados do partido permitiriam tamanha sacanagem, a verdade é so uma o rodrigo pinto nunca quis ser candidato a governador ele na realidade so queria se aparecer pra turma do pt e fazer conchavos as escuras com o angelim e sua turma do tempo do seu pai. o pmdb acreditou nele a turma foi pras ruas mais ele pra sair de casa e de dentro daquele carrao bramco era a maior luta quando ia ao interior era so pensando nas nas noitadas vai crescer pinto desse jeito tu jamais vai virar galo como teu pai. se o rodrigo tivesse feito l0% do que o bocalom fez ele ja tava na dianteira a muito tempo mais ele nao quis preferiu o ar condicionado do carro e dos escritorios sentimos muito rua.

    ResponderExcluir