terça-feira, 12 de abril de 2011

Sete vidas

A mentira no Acre tem sete vidas. Matéria de hoje de um jornal local repisa a velha história de que o Estado vai vender bambu para a China.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), João Francisco Salomão, a exportação do produto é tema tratado com os asiáticos desde o ano passado. Salomão acredita que a presidente Dilma Rousseff, em sua visita à China, se lembrará de empurrar nosso bambu aos chineses.

O assunto catalisa as opiniões mais absurdas, como a do governador Tião Viana (PT), que aproveita a história para falar da industrialização do Acre. Ainda que fosse verdade que os chineses nos comprariam todos os feixes de taboca disponíveis, é cretinice alardear que esse comércio selaria os rumos da industralização.

Há exatos cinco anos e 31 dias, o governo vendeu a mesma história quando o embaixador da República Popular da China no Brasil, Jiang Yuande, veio ao Acre. Na edição do dia 11 de março de 2006, o jornal Página 20 trazia extensa matéria sobre o assunto. Entre outras patacoadas, o texto afirmava o seguinte:

"A visita do embaixador e da missão chinesa ao Acre é mais um reflexo da viagem, em maio 2004, do governador Jorge Viana à China, como integrante da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lembrou o vice-governador Arnóbio Marques".

A fanfarronice, portanto, é bem mais antiga do que supõe o presidente da Fieac.

4 comentários:

  1. NO MOMENTO O ACRE REAL SO TEM RATOS ,PRA ESPORTAR. TEMOS GUABIRUS, CATITAS ,RAtos da floresta.

    ResponderExcluir
  2. O BAMBU DO ACRE OS PETISTAS GASTARão NO CAMPANHA

    ResponderExcluir
  3. A gente poderia vender também arroz para os chineses ou quem sabe alguns produtos eletronicos, como por lá eles comem cachorro a gente poderia vender um pouco dos vira-latas que andam por aqui. Vender bambu para os chineses é o mesmo que querer vender petróleo para os árabes... De mais à mais, de que produção de bambu estaríamos falando? Onde está este bambu todo, pra encher milhares de caminhões e levar para os portos do Chile e de lá encher navios e mandar pra China. Quer saber mais? Porque esse pessoal que inventa essas coisas não vai "pra China" e fica por lá?

    ResponderExcluir
  4. Deveriamos mandar pra China também feijão ´´CARIOCA´´

    ResponderExcluir