segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A campanha do PT e a Arca de Noé

Nesta segunda-feira a companheirada reuniu a imprensa na sede do Partido dos Trabalhadores para anunciar (pasmem!) que Fernando Melo não é mais pré-candidato a senador pela Frente Popular. Já que o resultado foi cantado em prosa e verso por quem tem o mínimo de noção do que se passa na política do Acre, a conclusão é uma só: falta novidade no reino encantado da florestania.

Como negaram a Fernando Melo o direito de lançar-se ao Senado, ele parece pretender disputar agora uma cadeira na Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise. “Há momentos em que a intuição não pode estar acima da razão”, filosofou, reconhecendo que o querer e o poder são personagens antagônicas da mesma tragédia.

O que mais deve doer nessa renúncia involuntária é que as esperanças pessoais do deputado parecem ter sido alimentadas pela sagacidade de seus pares. Em outras palavras: deram-lhe corda na medida exata do seu enforcamento. Mas vamos em frente.

A campanha começou. E Jorge Viana, que não faz um afago com a mão direita sem pespegar bofetes com a esquerda, aproveitou a coletiva para alfinetar a oposição. À falta de algo melhor para dizer, como, por exemplo, que o governo companheiro tem novo plano de segurança pública para barrar a criminalidade galopante, o ex-governador me saiu com a pérola de que a oposição é um “saco de gatos”.

Estou longe de negar que a declaração do nosso pequeno príncipe tenha um fundo de verdade. A questão não é o conteúdo, mas o continente. Os petralhas parecem ter obsessão por metáforas, digamos, animalescas.

Outrora Jorge se referia ao hoje aliado Narciso Mendes como uma ave de mau agouro. O ex-deputado, agora que voeja sobre o jardim das delícias da Frente Popular, deve ter virado outra ave – um beija-flor, por exemplo.

Lula, outro dia, ao se referir ao pari passu das inaugurações de obras e a campanha de Dilma, que eles juram não existir, disse que “quem engorda o porco é o olho do dono”. A própria ministra também recorreu à fauna para responder aos jornalistas sobre a escolha de seu vice: “Não podemos colocar a carroça à frente dos bois”, afirmou na ocasião.

Aves, porcos, gatos, bois. Toda a Arca de Noé seria limitada para o uso criativo que dela podem fazer os palanqueiros do PT.

6 comentários:

  1. Archibaldo
    Deram um chute no traseiro do Fernando Melo, certametnte com promessas de carícias em futuro próximo, porque a segunda vaga será oferecida brevemente ao Flaviano Melo. A desculpa será o acordo nacional. É fácil para o Flaviano inventar que foi "enquadrado" pelo PMDB. É fácil para o PT limpar a reputação do Flaviano, afinal, foi ele mesmo que sujou. Quebra a oposição no meio e freia o discurso do horário do Tião que faria um estrago danado.
    Tião Bocalom e aqueles idiotas que o cercam mais uma vez, merecidamente, sifu. Wagner Sales, o que mais grita, vai ser devidamente $ilenciado. Aguarde.

    ResponderExcluir
  2. Não duvido de nada disso que foi escrito no comentário anterior! Cara pra isso esse povo tem!

    ResponderExcluir
  3. O bom de blogs como esse é que, apesar dos sérgios robertos da vida, eles atraem pessoas com discernimento.

    ResponderExcluir
  4. Archibaldo...'Sérgios Robertos da Vida!' KKKKK Penso Que Começo a Entender a Florestania KKK É BICHIÇE PRÁ TODO LADO! Ainda Não Conseguiram Botar No Meu Orkut Nem Um Dedo de Prosa... Mas EU DISSE QUE TEM GRUPO DE EXTERMÍNIO INSTITUCIONALIZADO NESSE GOVERNO E JÁ INICIARAM AS PRISÕES...TÊM MUITOS SÉRGIOS ROBERTOS E EXAGERADAS BICHIÇES NESTA FLORESTANIA...' KKKK JOANA D'ARC

    ResponderExcluir
  5. Gostei de seu blog,

    fala sempre a verdade.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Archibaldo,

    Só relembrando Chico Buarque para aguentar tanta empáfia.Que indivíduo pernóstico...

    Apesar de você
    Amanhã há de ser outro dia
    Você vai ter que ver
    A manhã renascer
    E esbanjar poesia

    Como vai se explicar
    Vendo o céu clarear, de repente,
    Impunemente?
    Como vai abafar
    Nosso coro a cantar,
    Na sua frente.
    Apesar de você

    Apesar de você
    Amanhã há de ser outro dia.
    Você vai se dar mal, etc e tal,
    La, laiá, la laiá, la laiá??

    ResponderExcluir