quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Eles têm peito; nós, as condecorações

Este menino da foto aí ao lado se chama Marcio. É morador da comunidade do Igarapé Preto, a alguns dias de viagem da cidade de Feijó, pelo Envira, para quem sobe o rio de batelão. Ele nunca foi à escola e por isso não sabe ler. Em sua curta existência também não tinha visto um livro até que lhe mostrei um. Ficou curioso para saber o que havia dentro, e meio decepcionado ao se deparar com o mistério indecifrável das palavras.

Marcio é um filho legítimo da florestania, e quando ainda nem havia nascido, o governo petista já se gabava de ter “revolucionado” a educação. Como ele, há centenas de outras crianças nas comunidades do rio Envira que jamais poderão olhar através da janela do conhecimento.

A gente deveria dar uma medalha ao pessoal da Frente Popular por cada criança acreana que não vai à escola. Certamente faltaria peito para tanta condecoração.

2 comentários:

  1. quer fazer uma comparação dos mais de 20 anos que a direita governou esse estado, com os 11 da frente? se fizer isso vai ficar constrangido, e olhe que era bem mais fácil, tinham 22 prefeitos do mesmo lado, todos os dep. federais, senadores e presidente, quer mais?

    ResponderExcluir
  2. Parceiro da UJS, essa comparação não me constrange porque não fiz parte dessa "direita" a que vc se refere. Além do mais, quem deveria se constranger é vc ao lembrar que grande parte dela agora faz parte da Frente: Orleir Cameli, Narciso Mendes, César Messias, Ronivon Santiago, Bestene, Osmir Lima... Quer mais?

    ResponderExcluir