sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Em 2010, Dudé governador!

Foto: Val Fernandes

Na sessão “ressaca do carnaval”, como bem definiu o comunista Moisés Diniz, o debate na Assembléia Legislativa girou, ontem, em torno da realização da festa. Papel de opositor é botar defeito em tudo o que o governo faz, e não faltou parlamentar que criticasse a festa digital nos detalhes mais comezinhos. O direito ao contraditório é pedra angular da democracia, o que não significa que esse direito seja sempre exercido com correção.

Na ânsia de detratar tudo o que sai da lavra do governo petista, os opositores acabaram por exagerar pequenas falhas da festa, como a falta de espontaneidade dos brincantes no retângulo estatal, e por apontar defeitos inexistentes.

Não gosto de carnaval, e o máximo que vi no deste ano foi a passagem do bloco As Negas sob a minha janela, no momento em que seus integrantes se dirigiam à Arena da Floresta. Baseio, portanto, minhas impressões do carnaval digital do que dele me disseram várias pessoas. E o que elas viram foi bem diferente do que relataram os deputados de oposição na Aleac.

O evento foi um primor de organização, como, aliás, é quase tudo o que recebe o toque de Midas do Dudé e da Nena Mubárac. Não faltou segurança para os brincantes e sobrou alegria, graças à competência da dupla encarregada de fazer girar as roldanas dos espetáculos circenses do Acre digital.

Pena que tudo tenha se restringido aos cinco dias de carnaval do governo da floresta. Pena que a mesma acurácia, a mesma competência esbanjada pelos organizadores não seja vista na condução da saúde, da segurança pública e na geração de empregos.

Por que, por exemplo, o governo não consegue fazer do combate à criminalidade o mesmo espetáculo que protagonizou na quina carnavalesca? Qual o motivo para que o atendimento na saúde seja tão deficiente se comparado ao show de excepcionalidade alcançado pelos organizadores da festa momesca? O que explica a queda na geração de empregos noticiada pelo Caged quando, em um único evento festivo, o governo consegue improvisar um mercado que oferece produtos e serviços, gerando empregos temporários e renda?

Como tudo acaba em festa no picadeiro da florestania, tenho uma sugestão ao pessoal da Frente Popular: em 2010, Dudé para governador do Acre! E ainda hoje, Nena no lugar de Marcia Regina!

Pão e circo, ensinavam os romanos ante a turba de desvalidos que, com o fim da escravidão, deixavam a zona rural e se abrigavam nas cidades. A fórmula visava impedir revoltas, alcançar a placidez das massas de desempregados.

Somos hoje o retrato mais fiel da Roma Antiga. Sobram espetáculos circenses, ainda que, "de vez em quando", continue a faltar pão.

11 comentários:

  1. Meu caro amigo imagine só o Dudé Governador do Acre, se ele consegue tirar leite de pedra imagine com o orçamento do estado!!

    ResponderExcluir
  2. nena na polícia, tudo bem, ela bate mesmo. quis bater até na salete maia. agora o dudé governador, aí é demais. ele ia levar até a sede do palácio. e olha q aquilo ali é bem enterrado.

    ResponderExcluir
  3. Dois comentários:
    1º: acho que o Dudé seria mil vezes melhor do que esse binho, que só saber rir para as câmeras, não lidera nada, nem os povos da várzea. E a Nena é melhor que marcia regina.
    2º: Archibata, como o governo vai melhorar a segurança pública com o orçamento que destina a ela. Outra coisa, o governo binho e marcia regina foram ótimos, mas somente no quesito de semear a discórdia na PM e CBM. Fazem as coisa premeditadamente para irritar os operadores da segurança pública, sem coerência alguma. Conseguiram rachar essas instituições, dividindo-as em panelinhas. Parece que eles agem dolosamente com esse intuito. Nunca um governo vai sair tão odiado pelos militares do Acre, como esse atual.
    No carnaval, havia grana. Veja o orçamento da PM e CBM. Muito menor do que até o da mídia. O orçamento reflete o interesse do governo naquela área. Com o orçamento que esse governo destina para SSP, alguém acha que ele quer realmente obter resultados? O povo, ignorante, é que paga o pato
    Os nomes próprios escritos em minúsculos foi proposital, para nivelá-los às atuações deles.

    ResponderExcluir
  4. Grande Dude o maior magico das finanÇas do Acre consegiu sair de uma casa nas barrancas do Rio Acre e morar nma mansao proximo ao canal.

    ResponderExcluir
  5. Seria uma comédia, um analfa governador, outro? Tivemos outros!!!! Se o cara tá rico só como organizador de carnaval, imagina governador, iria sobrar dinheiro no Estado para outros investimentos nos petistas, digo, dos petistas? Se colegas antes, andavam de sandálias de borracha, fusca e busão da UFAC, hoje "grandes secretários", seríssimos e competentes, que não tem competência nem para segurar um casamento...Imagina o Dudé governador, o Cabide ia ser secretário de que, Planejamento? O Gildo de Fazenda? A Nena de segurança? Pelo visto, o Osmir Lima seria de obras, vixe, acabou o dinheiro do Estado de vez....O Bestene Saúde? Aliás, o Secretário de Saúde foi mostrar o nosso modelo de primeiro mundo para o povinho do Canadá? Aqueles pobrinhos do Norte? Meu Deus, aonde chegamos, bem que o binho falou que aqui seria o melhor lugar do mundo para se viver, bom...e a dengue? Os canadenses conhecem? Vão se catar...Infelizmente meus companheiros, digo, antigos companheiros se corromperam, gostaram da farra e não digam que não é verdade, eu sei..nós sabemos...vota na Dilma pra ver no que vai dá!!!! Muita m.....

    ResponderExcluir
  6. É evidente que todos esses comentários não passam de ironia. Os únicos que fogem à regra, são verdadeiros, igual ao penta do Brasil, é o fato do enriquecimento dos petralhas apontados nos comentários. A propósito, vai essa pergunta aos fiscais da lei: Por que esses petralhas ostentam esse patrimônio, todo mundo sabe que advieram depois que ingressaram no poder, seus proventos são insufucientes para tal, e ninguém faz nada? E depois querem ter moral para enquadrar os ladrões de galinhas. Ou vcs acham que essa descalabro (SURRUPIO DO ERÁRIO) não influencia na criminalidade? Por exemplo, o governo binho descumpre a lei flagrantemente e fica tudo por isso mesmo. Por que as pessoas comuns não podem fazer o mesmo?

    ResponderExcluir
  7. O Dudé não tem toda essa culpa, não. Ele enricou com o dinheiro público isso é fato, mas aqueles que foram permissivos com ele???

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, eu tenho pena do sujeiro que faz fortuno com o dinheiro público. Dinheiro que seria empregado na saúde - especialmente na compra de equipamentos e no combate as endemias(malária, dengue) - pois, este tipo de conduta será "duramente" penalizada por DEUS. E muitas vezes, são os filhos que pagam pelos erros dos pais...Dudé, e demais larápios do erário, muitem seus proceder, enquanto há tempo...

    ResponderExcluir
  9. É possível que a Segurança no Acre melhore sob a batuta da Nena. Arrogância, presunção e predicados tais não lhe faltam. Agora, Dudé governador? - Arght! - Não vai sobrar nada no cofre. Em tempo: as taxas pagas pelos expositores que obtiveram "por sorteio" as barracas no Carnaval do Arena no ano passado, foram depositadas na conta pessoal da Leila Hofmann, diretora da Fundação Cultural e braço direiro da Nena e do Dudé. Esse fato foi comunicado à época ao Bocalom, aos deputados Luiz Calixto e ao Mazinho Serafim, que se dizem "oposição". As taxas deste ano não sei como foram pagas, mas seria bom investigar.
    O governador ideal para o Acre seria o Abrahim Farhat. - Como ele não gasta nada, e parece desprovido de ganância material, pode ser que, assim a erário seja poupado. Agora... tem a questão da mosca azul...

    ResponderExcluir
  10. Caro Archibaldo:
    Acho que vc vai ter de abaixar o nível do teu discurso porque, pelo visto, o pessoal não percebe a real dimensão do que vc quer transmitir. O seu atual post, é claro que não quer em momento algum promover um evento ou os seus organizadores, senão, de forma brilhante, mostrar que estamos completamente lascados com essa turma de incompetentes que hoje nos governam. O evento carnavalesco é apenas um fato utilizado para demonstrar que este governo cuida mais do circo do que do pão.Não é preciso ter sensibilidade exponencial para apreender em textos como este a sutilidade cáustica de seu discurso.Mais uma vez, parabéns, vc vai ajudar a que nós aprendamos a ler e entender um texto.

    ResponderExcluir
  11. Com essa oposição fraca, mesmo com a questionável qualidade do atual governo petista, a situação vai ficar aí pelo menos mais uns 12 anos no Governo!!

    É preciso uma oposição nova, que não tenha a visão sanguessuga de outrora (que aliás, é a cara da atual), a qual procura cabelo em ovo nos feitos do governo querendo, desesperadamente, chegar ao poder.

    Dudé?? Acho que não. Precisa-se de um nome novo, alguém que passe confiança ao povo, e, principalmente, tenha compromisso com a melhoria do Estado, e não com a satisfação pessoal de se tornar poderoso no Estado.
    Com esses nomes aí, prefiro o PT. O Binho consegue ser MENOS RUIM do que os apresentados.
    Abraços!

    ResponderExcluir