terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O plural de cidadão

O vice-governador do Acre, César Messias, foi escalado pelo governo para o costumeiro discurso de abertura dos trabalhos na Aleac. A justificativa para a ausência do titular foi a deferência que assim seria feita a quem transitou pelo parlamento estadual entes de eleger-se prefeito de Cruzeiro do Sul pelo PPS e vice-governador do Acre pelo PP.

O discurso de César Messias na manhã desta terça-feira foi a prova maior de que o mundo dá muitas voltas. E às vezes, nas voltas que o mundo dá, os bicudos acabam por beijar-se e a diferença por virar afinidade. O casamento dos Cameli com os Viana é um tema que ainda envergonha os companheiros mais coerentes - que são bem poucos, é verdade.

Unir-se a alguém em matrimônio significa perdoar-lhe os defeitos e exagerar suas qualidades. E não foi mais do que isso que fez César Messias na manhã desta terça-feira ao ler o discurso que parece redigido por um escriba finlandês. Depois dessa prova de fogo, o vice-governador já pode considerar-se um companheiro de carteirinha.

Mas toda escolha tem conseqüências. Não foram poucos, por exemplo, os jornalistas que caçoaram quando César Messias se referiu ao "emponderamento" - essa expressão bizarra cunhada pela falta de criatividade e repisada pela sensaboria do governador Binho Marques. Também não faltou quem comentasse, com ar galhofeiro, que ninguém neste Estado jamais imaginou que um dia um Cameli fosse falar em nome do governo do PT. Mas foi exatamente o que aconteceu neste dia 2 de fevereiro de 2010.

César Messias mostrou ter aprendido muito nesses anos de Frente Popular. Falta-lhe ainda saber, porém, que a flexão "cidadões" continua gramaticalmente inaceitável. O erro, que me perdoem os permissivos, está longe de ser prosaico. Pois ele confirma que alguns políticos, após passarem a vida inteira pensando no singular, envelhecem sem saber qual é o plural de cidadão.

2 comentários:

  1. Acho que eu, você e a população do Acre inteira gostaria que o Governador Binho traduzisse e desse significado para "emponderamento". Quanto a Messias estar agora comendo na mão dos Viana, todo mundo sabe que os governos do PT são de conveniência, se der lucro, fazem qualquer aliança, mesmo com inimigos. Quanto a "cidadões", não continua inaceitável, ela simplesmente "não existe"

    ResponderExcluir
  2. Cidadões Companheiros...KKK...Mas é Claro Que PASSOU A VIGIR NESTE ATO SOLENE!NÃO PODEM OS SENHORES DESCONSIDERAR ESTE ATO FALHO,Pois,Ele REVELA e EVIDENCIA QUEM É QUE SERÃO "CIDADÕES, CIDADÕES e CIDADÕES Que Viverão No Melhor Lugar da Amazônia para Se Viver em 2010!!!!!!" É Inegável Que "Eles" São Criativos Revelando Que Têm Alergia Aos Estudos!!!CRUZEIRENSES NÓS TEMOS 'CIDADÃOS...CIDADÃOS...CIDADÃOS...' Temos Também "ESSE CIDADÕES AÍ" a Envergonhar A SÍ MESMO!!!!!!! Joana D'Arc

    ResponderExcluir