quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Obsessão carnavalesca

Pelo visto o deputado Luiz Calixto anda obcecado pelo carnaval. E por mim também. Em novo post em seu blog, Calixto voltou ao tema, e sem me citar, afirmou:

"A euforia foi tão imensa que, inclusive, lançaram o Dudé Lima e a Nena Mubarac para governador e secretaria (sic) de segurança, respectivamente".

Gosto mais do Calixto falando que escrevendo. O "tão imensa" do trecho acima explica por quê. Mas o fato para o qual atento está longe de ser estilístico. O deputado parece não ter entendido a ironia do texto no qual "lancei" Dudé para o cargo de governador do Acre.

Um leitor do blog, que preferiu não se identificar, enviou o seguinte comentário sobre o mesmo texto que o deputado não compreendeu:

“Acho que vc vai ter de abaixar o nível do teu discurso porque, pelo visto, o pessoal não percebe a real dimensão do que vc quer transmitir. O seu atual post, é claro que não quer em momento algum promover um evento ou os seus organizadores, senão, de forma brilhante, mostrar que estamos completamente lascados com essa turma de incompetentes que hoje nos governam. O evento carnavalesco é apenas um fato utilizado para demonstrar que este governo cuida mais do circo do que do pão.Não é preciso ter sensibilidade exponencial para apreender em textos como este a sutilidade cáustica de seu discurso.Mais uma vez, parabéns, vc vai ajudar a que nós aprendamos a ler e entender um texto”.

Eu não poderia ter explicado melhor.

6 comentários:

  1. Senhor Jornalista Archibaldo Antunes. Sou admirador da sua inteligência e de seu estilo. Em meio a tanta merdiocridade (o R foi proposital) salvam-se voce e mais um ou dois em nosso pobre jornalismo. Isso juntando os blogs. Quero fazer algumas considerações.
    O Deputado Luis Calixto faz uma oposição muito dura, extremada até, o que o torna útil aos dois lados. À oposição porque diz o que deve ser dito mas poucos tem a coragem e a disciplina de dizer. Não duvide que tem muito "oposicionista" que sucumbiria rapidinho a um conversê de final de tarde com o general petista. Já aconteceu antes com muita gente. O primeiro foi o decano secretário daquele setor que só anda pra trás. Daí em diante outros seguiram a trilha. O último, aquele dono de jornal. Neste sentido, o Deputado Calixto merece o reconhecimento da oposição.
    À situação, Calixto serve porque todo acusador sistemático ao final cai no descrédito. Além disso, seu caráter é desagregador e arrogante, o que dificulta alianças e debates produtivos. Embora ele tenha qualidades, não representa nem de longe o pensamento médio da oposição, pois nem sequer é propositivo.
    Um dos fatores mais importantes da hegemonia petista no Acre é a existência e reconhecimento de UMA liderança. O que seria o PT sem Jorge Viana, senão um saco de gatos? A mesma coisa em nivel nacional. O que seria o PT sem Lula, senão um saco de onças?
    Então, caro jornalista, ou a oposição calça as sandálias da humildade e se unifica em torno de um projeto e de um líder, ou babau. Vai ser peia e muita peia. De novo. E quer saber? Merecida.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentarista anônimo das 10:10, no sentido de que a oposição no Acre, "se" tivesse uma liderança "real", não estaria "aos pedaços" como está. Gasta mais tempo juntando os pedaços e sustentando as "vaidades" pessoais dos dirigentes do que fazendo planos. No PT é diferente, Jorge Viana manda e os outros obedecem, há quem chame isso de ditadura, eu chamo de disciplina, sem a qual nenhuma organização consegue sobreviver, não é muito democrático, mas, é prático e funciona. Por exemplo, Binho, nem que quisesse, poderia sair para reeleição, pois, Jorge já prometeu ao irmão, Tião, que o faria governador, Binho serviu de bucha e agora sai porque a fila anda. Na oposição há mais caciques do que índios, sem querer ofender aos indígenas...

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Calixto já está credenciado para o próximo carnalval,compor uma marchinha a exemplo do "Samba do Crioulo doido", era tanta informação pro crioulo que ele terminou pirando de vez.

    ResponderExcluir
  4. Um líder para as oposições, já! Cadê, onde está? Se vendeu? Correu do pau?Tá se fingindo de morto? Meu amigo volte logo, o povo tá torturado, tende piedade de nós!

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com os comentários acerca da falta de liderança no Estado do Acre. Mas em outro ponto, discordo plenamente: a oposição acriana é de baixíssima qualidade. Não vejo vantagem alguma nesse povo que apenas critica tudo. Nunca vi uma crítica construtiva pela oposição.
    Eles parecem uns desesperados que querem entrar no poder, e, sem argumentos para convencer os outros, atiram para todos os lados.
    Só não me espanta a relativa boa votação que essa oposição de quinta categoria consegue porque sei que o PT é odiado por muitos.
    Se tivéssemos um governo mais democrático, atento às fragilidades do interior, uma oposição como a existente aqui seria banida do mundo político.
    Pelo andar da carruagem, mais 8 anos, no mínimo, dos Vianas à frente do Estado.

    ResponderExcluir
  6. Bom, sabemos que a oposição, digo, antiga oposição se posicionou no atual governo, não sei quem é pior, os caras-de-pau que se dizem petistas de carteirinha que odiavam a "esquerda" ou os petistas sempre odiados e chamados de vagabundos pela antiga oposição que fazem parte do atual governo. Temos oposição no Estado? Óbvio que não, Calixto, Petecão (antigo aliado do Jorge) e Rodrigo ? Cadê o resto? Olha, a oposição é tão burra que não sabe nem se organizar. Eles deviam aproveitar a incompetência, falta de maturidade, habilidade, tirania do "durão" Binho, qualquer um governa melhor que esse professor que morria de preguiça de dar aulas, aproveitar os erros e falhas, apesar de toda arrogância e petulância Vianista (não sei da onde), o Jorge fez muito pelo Estado, limpou a bandidagem, injetou dinheiro e conseguiu até eleger o Angelim (Sec. do Edmundo), conseguiu eleger o Geraldinho!!!!! Mas o cara é popular, o povo o ama, agora o Binho, meu Deus, qualquer um governa melhor que ele, acho que até o Angelim, que só olha para a cidade, esquece que existem pessoas morando nas periferias, adora maquiar a cidade, sem se preocupar com a infra-estrutura mesmo, estão faltando semáforos na cidade, está cheia de buracos, credo!!!! Bom, mas segundo o Binho, seremos a melhor cidade para se morar até 2012, mas o mundo não vai acabar? Acho que é por isso..... Rapaz, o Tião não vai decolar não, viu!!!! É muito antipático, muita máscara e bem marrento, ri pq é obrigado. Interessante é que o Binho sempre deixou bem claro que as pessoas competentes, são as de fora, os famosos parque distas que se esbaldam com o nosso dinheiro, não investem nada aqui e depois vão embora, bom, enfim, se a oposição não enxerga nada disso, é pq é burra mesmo, ACORDA POVO..... Cuidado, a Dilma vem aí.....lascou-se de vez.....Bom, pelo menos ela sabe ler....

    ResponderExcluir