sábado, 6 de fevereiro de 2010

Retrato do abandono

Os gatunos levaram tudo que puderam: portas, grades, pias, janelas, caixa d’água e agora, aos poucos, carregam as telhas que sobraram. O que antes era um colégio virou sanitário de motoristas e cobradores de ônibus, casa de cachorro e abrigo noturno para delinqüentes e usuários de drogas. O cheiro no local é nauseabundo. O abandono, revoltante.

Minas Gerais é o nome da escola de educação infantil que o atual governo engavetou no esquecimento. Localizada na parada final da Sobral, é prova inequívoca da negligência dos governantes em um Estado campeão em analfabetismo de pessoas maiores de 15 anos.

Antes estudavam ali cerca de 200 crianças. Foram transferidas para colégios distantes, conduzidas pela diligência de burocratas também capazes de tamanho desleixo.

Uma rachadura no piso serviu de desculpa para a renúncia sem volta. E a burocracia companheira não recorreu aos laudos técnicos. Prova de que entre nós a presunção parece ter substituído a ciência.

Damiana da Silva Medeiros foi a diretora mais longeva da escola. Durante 20 anos, ela foi a maestrina que regeu as partituras do saber. Ali se alfabetizou na infância. Ali viu o despertar para as primeiras letras de outras centenas de meninos e meninas carentes.

Tão carentes que ela oferecia merenda duas vezes por dia. “Em casa, a maioria não tinha o que comer”, recorda-se.

O terreno onde se assenta o que sobrou do prédio é da família de Damiana. Ao receber a visita deste blogueiro, interessado em obter informações sobre a escola abandonada, os olhos baços da ex-diretora adquiriram um brilho momentâneo. “Vão reformar?”, quis saber. E seu olhar perdeu novamente o brilho ante a resposta negativa.

Damiana, a diretora zelosa, não se conforma com o destino de “sua” escola. Aos 81 anos de idade, sua lucidez é comovente. A ponto de se perguntar como os jovens poderosos do governo imaginam construir um futuro sem preservar as coisas úteis do passado.







16 comentários:

  1. É uma pena. Deve ser porque o nome é Minas Gerais, se fosse Chico Mendes não estaria assim. Mas o assunto é sério. A Educação merece mais respeito.

    ResponderExcluir
  2. E ainda dizem que o Acre é o melhor lugar do mundo para se morar.
    Será que os filhos deles frequentam a escola pública?
    É muita falta de critério e desrespeito com a população.
    Chagas Freitas

    ResponderExcluir
  3. O governo faz tanta coisa certinha que eu pensava que não havia mais nenhuma escola tão esculhambadinha assim no Acre.

    ResponderExcluir
  4. A partir de hoje eles devem começar a justificar e colocar a culpa em algum opositor. Vai ser difícil por que eles estão há mais de 10 anos no governo, porém isso não impede mágicas.

    ResponderExcluir
  5. ...ai nós perguntamos:Roubaram também a bandeira da educação??? não! o governo escondeu!

    ResponderExcluir
  6. Lamentavel, mais não é só essa escola que estar nesta situação, olhe aqui no quinze a escola chamada Dr.Carlos Vasconcelos, estar totalmente abondonada.

    ResponderExcluir
  7. a postagem é, para variar, a cara do Antunes. Receheada de frases de efeito mas com informações superficiais, aliás, só faltaram os velhos chevões do tipo: "stalinismo" e outros "ismos",típica dos que arrotam conteúdo mas ingerem mediocridade.
    A escola Minas Gerais foi condenada devido ao fato de ter sofrido avarias em sua estrutura, o que gerou a necessidade de que uma nova fosse construida. A nova escola, foi redirecionada para o Calafate onde existia uma demanda de matrículas, devido a expansão populacional, principalmente devido ao crescimento demográfico no bairro Wilson Pinheiro. Mas, como se trata de um local fora dos circuitos da "grafinagem intelectual" rsrsrs o Antunes não deve saber

    ResponderExcluir
  8. quer dizer que só é selecionado o que te agrada Antunes???? agora quando arrotas sobre "liberdade de imprensa"....

    ResponderExcluir
  9. Meu querido Sérgio Roberto, a tua vinda a este blog é é sintomática. Como és um petralha petulante, vou te dar uma esposta na página inicial.

    ResponderExcluir
  10. Interior e bem aqui (Marcus Moraes)... Cadê a grana da Educação, cadê o ex-secretario de educação e atual governador Binho, meu deus, me lembrou a ex-deputada Naluta, pelo PT, hoje conselheira do estado, que teve que engoli seco e anunciar seu companheiro corrupto Julio Batista ex-prefeito da castigada cidade de Xapuri, que desviava 5% de tudo que entrava na conta do município, Jesus,,, cadê o dinheiro do povo (PT?)...

    ResponderExcluir
  11. Basta prestar atenção na foto ao redor da escola para confirmar que é coisa do "governo da floresta". observe a foto

    ResponderExcluir
  12. Com poucas laudas, estou aqui escrevendo ou esvrevem mediocridade”?, meu deus, bom,,, os Venezuelanos Acreanos do PT, eles são meios e se acham na verdade donos do Acre, sei lá, bom já fui enganado umas tantas vezes nas eleições que tenho vergonha de relembrar isso, mais todos erram, porque não posso?, sou do tempo que sai de casa era ir ao Cassarão, lá tinha os caras de mochila e chinelo e sonhos de administrar esse estado sofrido, hoje estão ai, ali, ali do outro lado, como na Europa, que nome bonito, uns viraram vereadores outros deputados, uns intocáveis, outros defensores, outros presidentes daquilo e daquilo, outros governadores, outros prefeitos, outros corruptos, outros ricos, outros riquinhos e chatos, outras milionários que não usam mais chinelos, outros que não suportam mais fusca, outros que adoram um bom ar-condicionado, outros que de tanto baba entram para fila das licitações dos parque de diversões, outros e outros que são sempre os outros, em fim minha mediocridade e pequena na frente desse rapaz bilionário de Xapuri, não vou chamá-lo de senhor porque acho que sou mais velho que ele Paulo Roberto, rapaz bosal que tem a capacidade de levitar, e acha que políticas sempre estará ao alcance da estrela maior, ate que nos últimos dias a estrela vermelha da corrupção estar bem alta e cara para sobrevoar o estado, aos homens de chinelos e bolsas longas, só posso concorda e dizer e repetir o raciocínio do meu amigo Raimari Cardoso onde escreve sobre esse cabra bom (Archibata) Antunes, rsrsrs,,, onde diz. Novo blogueiro na praça, o jornalista Archibaldo Antunes vem quebrando a insipidez que tomou conta da blogosfera acreana nos últimos tempos. Seu qualificado Contraponto está, em minha singela opinião, entre as poucas opções de leitura obrigatória de que dispõe o internauta desta parte do país, onde ter um blog tornou-se necessidade para quem deseja e ousa dizer o que pensa". Tão logo criarei o meu para fresca meu desejo de ser livre e não se sentir em minha singela opinião pequeno nos tempos de um Cassarão tombado pelo desejo de ser livre. Te achei, (Archibata da Peste) e agora meu deus, tenho o habito de ler sempre coisas boas, virei fã desse jornalista de poucas laudas e bem distribuídas, manda esse tal de riquinho Paulo Roberto pós quintos dos infernos e escreva com essa natureza de informações, obrigado pelos blog. Marcus José sempre de Brasiléia amando esse Acre doido por mudanças!!!

    ResponderExcluir
  13. Caraca!!!
    Tantos anos mandando na Secretaria de Educação não foram suficientes para o Sérgio Roberto aprender que não se separa o sujeito do verbo?
    No caso de petralha, também são se separa o sujeito da verba.

    ResponderExcluir
  14. Se essa escola sofreu avarias em sua estrutura, pq não reconstruir um nova no mesmo local? Um lugar tão carente de infra estrutura. Essa escola era uma indentificação do próprio bairro e das pessoas que ali residem.
    O Wilson Pinheiro necessitava de uma nova escola? Que construisse uma lá. E não deixar de reconstruir a outra escola.
    A administração do bem público é assim mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Nossa... Sérgio Roberto!!! Que vergonha! Um dia me deu uma lição de moral qdo fiz uma pergunta sobre a greve do Sintesac. Segundo ele, tem mestrado e tudo mais pra responder perguntas idiotas.. Pra escrever dessa forma é necessário rasgar seus certificados e voltar ao primário, de preferência, para Escola da Florestania!!

    ResponderExcluir
  16. Sergio Roberto, quem e vc? um vendido alienado, descarado, so fez merda na educacao e continua soltar esterco na saude. deveria ter vergonha de ironizar, m deveria chorar por sua ignorancia e despreparo na educacao e na saude. so sabe mentir e humilhar os funcionarios. aproveita, o peitinho esta se acabando.

    ResponderExcluir