sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Governador cibernético

Sou um sujeito de idéias naturalmente antipáticas e não me esforço para agravar esse defeito. Mas às vezes as circunstâncias me impedem de resistir aos meus princípios. E é então que emerge em mim esse serzinho rugoso e ranzinza que, apoiado em sua bengala de pau-mulato, passa a imprecar contra toda e qualquer demagogice estatal.

Hoje esse velhinho mal-humorado, o meu Lunga particular, não suportou matéria do jornal Página 20 (aqui) e se pôs mais birrento do que nunca.

Diz o texto do diário que o governador Binho Marques, ao lançar o “floresta digital”, afirmou que o Acre nunca mais será o mesmo. Ai, meu saquinho! A cada iniciativa, por mais comezinha, essa gente vai logo falando em revolução e exemplo para o país e o mundo. São os "cavaleiros da triste figura", e também como Dom Quixote de La Mancha, vivem de duelar com moinhos-de-vento pensando se tratar de gigantes.

É cansativo ouvir o mesmo discurso por doze anos seguidos. A iniciativa de oferecer internet grátis à população é importante, sim, mas não vai tirar o Acre do buraco, nem amenizar a criminalidade ou constranger a miséria que campeia na periferia.

Internet grátis é para quem já tem computador, e quem possui um já superou o estágio em que dezenas de milhares se encontram todos os dias, tendo de conviver com a lama nas canelas e a barriga vazia.

Isso deixa claro que o governo de Binho Marques é não apenas elitista como boçal. E querer temperar essa boçalidade com a falsa idéia do milagre repentino torna ainda mais irritante a pantomima.

Por que não tratar o “floresta digital” simplesmente como uma iniciativa governamental de caráter útil, ao invés de tentar vender a falsa idéia de que ele nos colocará no topo do mundo? Se não for por pura desfaçatez, será por excesso de má-fé.

Quero terminar fazendo uma referência ao Diário Oficial do dia 18 de janeiro deste ano, no qual o governador assinou decreto para abertura de crédito suplementar. Ali foram destinados à Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab), o montante de 60.010 reais. Uma ninharia, se levarmos em conta o déficit habitacional do Estado.

No mesmo documento, o governador destinou à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SDCT) nada menos que meio milhão de reais.

É uma diferença e tanto para um Estado paupérrimo, cujos governantes são finórios o bastante para pretender uma integração ao Primeiro Mundo através de uma “ponte digital”.

Mas o problema dessa ponte é que ela não serve nem para abrigar da chuva os sem-teto que existem aos montes por aí.

3 comentários:

  1. Amigo Archibaldo, até que você resolveu fazer o seu blog, eu acho que era o único "ranzinza" da net aqui em Rio Branco. Melhor agora que posso contar com o seu apoio e, mais importante do que tudo, é que é um apoio profissional, pois, você é um jornalista, o que não sou. Você já leu a minha alfinetada nesta "floresta digital"? Então leia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Concordo.
    Cansou né?
    Pena que a maior parte da população não tem conhecimento e educação o bastante para ver as coisas de maneira clara como está colocando.
    E sabe o que é pior?
    Isto está acontecendo a nível nacional. Não a inclusão digital, mas o totalitarismo petista com discursos populares.
    O que acontece também é que o PT tem torcida. Acontece como em times de futebol. Existe uma torcida e por pior que seu time esteja jogando, eles sempre estarão aplaudindo o seu time do coração.

    ResponderExcluir
  3. ...sempre procuro a pipoca e o refrigerante para ler o seu blog, procuro também um sofá, ou, uma cadeira para colocar os pés em cima e apreciar suas escrituras. Uma comédia intelectual misturado com critica moderna, contemporânea é seu blog. Um pouco de tudo que não se encontra por ai. É impossivel ler um trecho de seus textos sem colocar um riso no rosto. Cada texto q vc faz é uma agulhada no fígado, rins dos caras...kkk

    ResponderExcluir