sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Entre o risível e o dorido

Situo entre o risível e o dorido a indicação da secretária de Segurança Pública, Marcia Regina, para fazer parte da equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). No início, a julgar pelo fato de Dilma ter nomeado a cabeleireira para função idêntica, não vi nada de mais em Dona Marcia aproveitar o ensejo e incrementar o visual, fazendo jus ao carinhoso epíteto de "Barbie" que ganhou entre os subordinados. Mas quando li que ela teria muito a contribuir com as experiências do futuro governo na área da Segurança Pública, o riso secou-me na cara e senti uma dor aguda na região abdominal.

Os eventos recentes sobre a lamentável atuação do crime organizado no Rio de Janeiro agravam-me a impressão de que será quase nula a contribuição de dona Marcia Regina ao futuro governo. Se não damos conta da incipiência de nossos marginais, como poderíamos instruir os outros sobre como lidar com as poderosas organizações criminosas?

No máximo, Dona Marcia Regina poderá ensinar a seus iguais como esconder o jogo da sociedade quando o assunto são as estatísticas da pasta que ela coordena. Alguém aí se lembra da última vez que os números da Segurança foram divulgados pelos jornais? Eu, sim: foi na época em que a Dra. Salete Maia respondia pela secretaria estadual, e com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública, de FHC, conseguiu investir no aparelhamento das polícias e aumentar a eficiência do combate à criminalidade.

É claro que a iniciativa de esconder o jogo não foi de Dona Marcia Regina. Ela apenas segue as regras que encontrou ao aceitar o cargo. Pensando bem, nem mesmo esse macete ela poderá ensinar aos aliados do Planalto. Quem se der ao trabalho de visitar o site do Ministério da Justiça verá que o governo federal não atualiza os dados da Segurança Pública do país desde dezembro de 2005.

Um comentário:

  1. Comentei isso terça-feira no meu blog. O que terá Márcia Regina e o Acre pra ensinar sobre Segurança Pública? Esse pessoal foi é passear...

    ResponderExcluir