terça-feira, 23 de novembro de 2010

Impregnado pela ignorância

O texto abaixo é oriundo da Rádio Difusora Acreana e evidencia o nível da comunicação estatal. Para quem não quiser perder tempo com o desnecessário, basta visualizar o vacábulo "impregnado" que negritei três vezes conforme grafado no original e os períodos em itálico.

Aos mais atentos ficará pendente outra questão: se cortinados embebidos em veneno distribuídos na região de Xapuri pelo governo combatem a malária e a leishmaniose, por que a primeira recrudesceu e a segunda avança?

E pensar que redatores dessa estirpe lotam as redações acreanas e alguns são remunerados a partir dos impostos que pagamos. Graciliano Ramos, escritor genial e revisor rabugento, saberia qualificar esse tipo de gente: "Asnos!", disparava contra os autores de textos como o que vai reproduzido aqui.

Registro de casos de leishmaniose em Xapuri preocupa autoridades

O Governo do Estado distribuiu na zona rural do município de Xapuri 339 cortinados para cama e 123 mosquiteiros para rede nos seringais 2 Irmãos, Equador 1 e Mucuripe. Os mosquiteiros e cortinados são ipreguinados de venenos que além de impedir a entrada, ainda mata os mosquitos.

Os mosquiteiros foram comprados pelo Governo do Estado com recursos oriundos de emenda parlamentar individual do senador Tião Viana e se constitui em poderosa arma no controle da malária. No município a doença está controlada, o que está assustando é o alto índice de leishmaniose.

De acordo com o gerente de endemias do núcleo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Xapuri, Joaquim Vidal, os mosquiteiros e cortinados também combatem o mosquito da leishmaniose. O gerente disse que este ano, Xapuri teve apenas um caso de malária registrado em uma fazenda localizada às margens da BR-317.

Com relação a leishmaniose, Joaquim Vidal disse que até o mês passado tava em torno de 168 casos registrados da doença. “Isso já pode estar bem acima desse número, pois o índice é crescente no município, fato que preocupa as autoridades”, disse o gerente.

Joaquim Vidal disse ainda que aguarda mais mosquiteiros e cortinados ipreguinados para combater o vetor da leishmaniose, no município. Segundo ele posteriormente famílias de outras regiões ameaçadas pela leishmaniose também receberão cortinados.

Segundo Joaquim Vidal, a gerência de endemias do estado garantiu 5 mil mosquiteiros ipreguinados. De acordo com Vidal, foram entregues até o momento 462 mosquiteiros, porque a gerência só libera conforme o trabalhando realizado nas localidades.

4 comentários:

  1. É dose pra leão! Hoje no release de A Gazeta sobre a inauguração da quarta ponte o "datilogro" lascou: ...que acontece o grande show de inauguração da Complexo Aviário com o cantor Latino.

    ResponderExcluir
  2. Leishmaniose em Xapuri, terra do santo acreano Chico Mendes, não pode, o PT tem de deter estes roedores maléficos... rsrsrs... Como é que fica o turismo local, quando levas de fiéis forem visitar a princesinha do Acre e seus muuuuuuitos pontos para relembrar o martírio de são chico... Afinal tudo lá é histórico e tombado... Poxa, justo num lugar de romaria internacional de ecochatos e hippies com colares indígenas... Peninha deles, e tome leishmaniose! E tome malária!

    ResponderExcluir
  3. Grande Archibaldo,quem enviou a matéria à Rádio Difusora Acreana foi eu. Joseni Oliveira dos Santos da Rádio de xapuri. Infelizmente, funcionários da RDA, transcrevem os textos e enviam a folhetins locais sem ao menos nos comunicarem. Ai vai o texto na íntegra.

    MAIS DE 400 MOSQUETEIROS E CORTINADOS QUE COMBATEM OS VETORES DA MALARIA E LEISHMANIOSE JÁ FORAM DISTRIBUÍDOS NA ZONA RURAL DE XAPURI

    OFF 01: A DIVISÃO DE ENDEMIAS DO GOVERNO DO ACRE DISTRIBUIU NUM TRABALHO REALIZADO NOS ÚLTIMOS DIAS NA ZONA RURAL DE XAPURI, 339 CORTINADOS PARA CAMA E 123 MOSQUETEIROS PARA REDE NOS SERINGAIS DOIS IRMÃOS, EQUADOR 1 E MUCURIPE. // OS MOSQUITEIROS E CORTINADOS SÃO IMPREGNADOS DE VENENO QUE ALÉM DE IMPEDIREM A ENTRADA AINDA MATAM OS MOSQUITOS. // O VENENO NÃO É PREJUDICIAL À SAÚDE HUMANA. ///
    OS MOSQUITEIROS FORAM COMPRADOS PELO GOVERNO DO ESTADO COM RECURSOS DE EMENDA INDIVIDUAL DO SENADOR TIÃO VIANA E SE CONSTITUEM EM PODEROSA ARMA NO CONTROLE DA MALÁRIA. // MAS A DOENÇA ESTÁ CONTROLADA EM XAPURI. // O QUE VEM ASSUSTANDO É O ALTO ÍNDICE DE LEISHMANIOSE. // DE ACORDO COM O GERENTE DE ENDEMIAS DO NÚCLEO DA FUNASA EM XAPURI, JOAQUIM VIDAL, OS MOSQUITEIROS E CORTINADOS TAMBÉM COMBATEM O MOSQUITO VETOR DA LEISHMANIOSE. ///
    SONORA 01: JOAQUIM VIDAL
    OFF 02: JOAQUIM VIDAL AFIRMA AINDA QUE DEPOIS DE UM NOVO LEVANTAMENTO A EXPECTATIVA É RECEBER MAIS UM BOM LOTE DE MOSQUITERIOS E CORTINADOS IMPREGNADOS PARA COMBATER O VETOR DA LEIHSMANIOSE. ///
    SONORA 02: JOAQUIM VIDAL
    OFF 03: NA PRÓXIMA SEMANA OS AGENTS DE ENDEMIA DEVEM CONCLUIR O TRABALHO NO SERINGAL ALBRACIA E ATÉ O FINAL DO ANO NO SERINGAL PALMARÍ. ///
    DE XAPURI, JOSENI OLIVEIRA, SPCA.

    ResponderExcluir