quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O fenômeno das borboletas

Por Mariana Teles

Desde o fim da semana passada, o céu da capital acreana está decorado por uma revoada de borboletas. Populares admiram e contestam a razão do fenômeno no céu acreano. A resposta é que essa grande quantidade de borboletas está em migração.

A borboleta, quando completa sua metamorfose, tende a voar para longe, tendo em vista que seu ciclo de vida é curto. Pesquisas com o monitoramento do vôo das borboletas definiram classificação em dois tipos: o vôo rápido, em linha reta, no qual a borboleta se desloca em velocidade nas rotas migratórias e o vôo lento, em voltas e círculos, com o propósito de encontrar alimentos, locais para depósito dos ovos e futura hibernação.

Conclui-se que o que está acontecendo aqui é uma migração de borboletas. No Acre, costuma-se ver os paná-paná (coletivo de borboletas) em beira de rios. Todavia, ainda assim o fenômeno é tido como incomum pela população. “Eu nunca tinha visto tantas borboletas no céu antes”, afirma o comerciante Inácio Neres. “Nada mais lindo do que poder ver que o céu está cheio de borboletas voando para o mesmo rumo”, comenta a empresária Fernanda Flores.

O técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente Jesus Rodrigues explica que em locais que tem as quatro estações bem definidas é mais nítida a migração delas no fim do outono. Mas no Acre, em que cada temporada não é tão clara, a migração está acontecendo nessa época, porque nesse ano está havendo um longo período com altas temperaturas.

As mudanças climáticas provocam alterações no habitat e elas migram para locais que tenham clima mais ameno. A bióloga Mavi Souza conta que essa não é a primeira vez que ocorre esse fenômeno – ele aconteceu também em 2005, que foi um ano de grande seca.

As mudanças globais já são nítidas até em um bioma como a Amazônia e um fenômeno que é tão bonito, é também um alerta.

2 comentários:

  1. Borboletas vivem só 24 horas mas precisavam ser tão chatas? Vivem num bater de asas sem fim... Chegaram por aqui tambem em bandos, pensei até que era uma das pestes previstas no Antigo Testamento se cumprindo, rsrsrs... Melhor elas que sapos e gafanhotos... rsrs...

    ResponderExcluir