terça-feira, 9 de março de 2010

Debates necessários

Horas depois de o governador Binho Marques entregar, na sexta-feira (5), uma escola de 1,6 milhão de reais para os moradores do Belo Jardim, o site ac24horas escancarava aos internautas o desleixo do prefeito cassado Juarez Leitão, também do PT, com a educação infantil em Feijó. A fotografia publicada pelo site mostrou a palhoça que os alunos da zona rural do município são obrigados a freqüentar.

Um dia antes do foguetório governista no Belo Jardim, o deputado Donald Fernandes (PSDB) denunciava na Assembléia Legislativa o descaso com a escola do Pólo Taquari. Construída há mais de oito meses, a obra não recebeu visitas ilustres. Concluída e abandonada antes mesmo de começar a funcionar, a iniciativa nos ensina que o desperdício não é prerrogativa da abastança - estados pobres e desleixados também jogam dinheiro no ralo.

Enquanto o governo se dá ao luxo de ignorar um colégio pronto para receber os alunos, crianças do rio Envira aguardam a oportunidade de estudar.

Vem também do rio Envira, da aldeia Boca do Grota, a reclamação dos índios Kaxinawá sobre as condições da escola construída há uma década para as aulas dos curumins. O cacique Edson reclama que o Estado não dá a mínima para as reivindicações dos que desejam estudar em um ambiente com o mínimo de dignidade (veja a foto aí embaixo).

Para mim é sintomático que no último ano de governo Binho Marques a população comece por avaliar os feitos e defeitos na área da educação. É certo também que terminaremos o segundo semestre de 2010 com um debate necessário em torno da saúde de primeiro mundo.


Índios querem escola decente

Um comentário:

  1. É importante lembrar que Escola Roberto Mubarac, também "inaugurada" esses dias era uma escola que ficava no final do bairro o6 de Agosto e que por causa da construção da tão necessária quarta ponte foi demolida, portanto em matemática - (+) + = -

    ResponderExcluir