quarta-feira, 10 de março de 2010

É o fim da picada - mas só para os fumantes...



O senador Tião Viana comemorou, nesta quarta-feira, a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, do projeto de lei que proíbe o uso do fumo nos recintos coletivos, privados ou públicos, de todo o território nacional. O projeto depende ainda de uma decisão da Comissão de Assuntos Sociais antes de seguir para votação na Câmara dos Deputados.

Tião justificou assim o próprio ufanismo: "[O fumo] Mata mais do que a Aids, a tuberculose e a malária juntas”. O senador petista espera, com a iniciativa, minimizar as milhares de mortes causadas, todos os anos, pelo tabagismo no país. A iniciativa é válida. Pena que os Anopheles do Juruá estejam a salvo da caneta do senador.

A malária citada pelo petista fez milhares de vítimas na região do Juruá ao longo de três governos da Frente Popular. E como não dá para resolver o problema apresentando um projeto de lei no Senado, o povo juruaense que aguente a incompetência do governo e o zunido dos mosquitos.

E vou logo adiantando que dispenso a versão de alguns tontos capazes de vir aqui só para dizer que antes do PT os mosquitos picavam mais...

7 comentários:

  1. Archibaldo, fiquei meio bolado com este post. Você é contra ou à favor da proibição do fumo em locais públicos? Eu por exemplo sou contra o fumo "em qualquer lugar", não fumo, nunca fumei e nunca pretendo fumar. O projeto do Senador é ótimo. Acho que o amigo misturou um pouco as coisas... um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Quanto aos mosquitos, eles sempre estiveram por aqui e sempre estarão, não temos um plano de combate às doenças provocadas por eles, apenas movimentos paliativos em épocas eleitorais.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Jorjão, lá pelas tantas, digo no texto que "A iniciativa é válida". Misturei as coisas porque acho que o Acre precisa, tanto quanto de medidas contra o fumo em locais fechados, de uma política mais ostensiva contra a malária.

    Além do que o senador é médico, está no 16º ano de mandato, e só agora, que é candidato ao governo, se deu conta de que o fumo é prejudicial à saúde? Medida eleitoreira desse naipe requer abordagem crítica, não?

    ResponderExcluir
  4. O senador está pegando carona na lei anti fumo,aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo,dia 07/04/2009,é um projeto do Governador José Serra,e foi aprovada por 69 votos a 18.Desses 18 votos,17 forma de deputados do PT.Tião Viana,ao invés de ficar dando uma de super héroi nacional,deveria acabar com a mentira chamada saúde de primeiro mundo.É medida eleitoreira,sim.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo das 08:16,em São Paulo os petistas votaram contra a lei anti fumo,no senado,aprovam e aplaudem o plágio do senador Tião Viana.Te dou um doce se vc me disser, pq votaram contra lá em Sampa?Isso mesmo,vc ganhou o doce,"é que Narciso acha feio o que não é espelho",nesse caso,Narciso - é aquele da Mitologia Grega - não é o Mendes,mas frase da letra de Sampa,de Caetano Veloso.Aquele baiano retado que Lula odeia,e por conseguinte a PeTralhada também.

    ResponderExcluir
  6. Os mosquitos cá estavam antes de o primeiro cearense chegar e cá estarão mesmo depois de sermos anexados pelo tataraneto de Evo (vixe!).
    Trata-se de um dos problemas da ocupação de florestas equatoriais. Não vejo, pois, solução para o problema. Consigo, contudo, vislumbrar possibilidades de controle.
    O que ocorre aqui - e essa é minha leitura pessoal dos fatos - é um conjunto de ações desconexas e sazonais muito similares ao que ocorria no nordeste da década de 80 com o problema da seca. A chamada indústria da seca tinha o maquiavélico objetivo de beneficiar financeira e politicamente os coronéis da região.
    Julguem vocês se qualquer semelhança é mera coincidência...

    ResponderExcluir
  7. Ah! E pra não dizer que não falei de flores, toda e qualquer iniciativa no sentido de proteger a população da exposição ao chamado fumo passivo é extremamente louvável, independentemente de autor ou ocasião.

    ResponderExcluir