terça-feira, 30 de março de 2010

Eles mentem – sobretudo se a imprensa deixa

O presidente Luís Inácio Lula da Silva teve que admitir ontem que as obras do PAC estão atrasadas. Não o fez, óbvio, de bom grado, principalmente porque o anúncio coincidiu com o lançamento do PAC 2. Mentir é imperativo de todo petralha que se preze. E se o presidente resolveu dizer a verdade sobre o andamento do PAC, foi por medo de ser desmentido publicamente.

No dia 2 de março deste ano, o jornal Folha de S. Paulo revelou que o governo federal havia maquiado balanços oficiais para encobrir o atraso nas principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento. “Três de cada quatro ações destacadas no primeiro balanço do programa não foram cumpridas no prazo original”, dizia a matéria.

Nesta segunda, a Folha Online publicou que de acordo com levantamento feito pelo site Contas Abertas “46% das ações do programa estão em andamento ou já foram entregues, enquanto metade (54%) delas sequer saiu do papel desde que o PAC foi lançado em 2007”.

Todo mundo sabe que o 2 vem depois do 1. Estando a versão primeira do PAC ainda pendente de resultados, é cristalino o motivo da antecipação do PAC 2. E se o governo não esconde que o carro, nesse caso, foi colocado à frente dos bois, é porque a grande imprensa se mantém atenta ao trotar dos bovídeos.

Aqui os jornais dormem um sono de Bela Adormecida. No domingo, por exemplo, li no jornal A Gazeta uma matéria de página inteira que apresentava Jorge Viana como a grande inovação política do estado (não obstante ele receber aposentadoria de ex-governador por ter ficado oito anos no cargo).

E enquanto a imprensa cochila, nossos governantes mentem e depois desmentem a si mesmos, como aconteceu com Binho Marques sobre o asfaltamento da BR-364. Quando assumiu o governo, Binho prometeu asfaltar a estrada até o fim deste ano (veja aqui e aqui). Quando se deu conta de que terminaria o governo devendo a conclusão da obra, inventou que nunca havia feito tal promessa.

Como os jornais não cobram essas contradições e até colaboram com a fraude, os petralhas do Acre se danam a mentir. E haja tinta e papel pra tanta ficção...

Um comentário:

  1. P A C - PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO

    P A C - PARADO - ATRASADO - CHANTAGEADO.

    CARIOCA

    ResponderExcluir