terça-feira, 2 de março de 2010

A filha da mãe do PAC

Do jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira (íntegra da matéria apenas para assinantes).

Maquiagem camufla os atrasos nas obras do PAC

Eduardo Scolese
Ramier Bragon
Da sucursal de Brasília

O governo federal maquiou balanços oficiais para encobrir um mega-atraso nas principais obras do PAC. Três de cada quatro ações destacadas no primeiro balanço do programa não foram cumpridas no prazo original.

Lançado em 2007 com o objetivo de impulsionar a economia, o Programa de Aceleração do Crescimento é usado hoje pelo presidente Lula para certificar o que seria a capacidade de gerenciamento da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Pré-candidata ao Planalto, foi apelidada por Lula de "mãe do PAC".

No início do mês passado, Dilma comandou a divulgação do balanço de três anos do programa afirmando que 40% das ações previstas haviam sido cumpridas até aquele momento. Nas principais obras, apontava conclusão de 36%.

Mas esse documento oficial, fartamente ilustrado, passa ao largo dos gargalos de calendário: nele é divulgada uma profusão de carimbos verdes com a palavra "adequado" para cada uma das principais obras, com pequenas exceções de carimbos amarelos ("atenção") e vermelhos ("preocupante").

Comento: Em campanha eleitoral desde o início do ano passado, a ministra Dilma tem negligenciado os deveres funcionais, para cujo cumprimento recebe salário mensal às expensas da patuléia. Não é de estranhar que não dê conta de tocar as obras do PAC, já que se esmera em participar das inaugurações-comícios que a alavancaram nas pesquisas de opinião. Se o motivo for outro, porém, a mãe do PAC não pode servir para babá da República.

Já Lula, o garoto propaganda da campanha antecipada, também arma das suas e faz de conta que vai consertar o mundo. Na posse do novo presidente Uruguaio, José Pepe Mujica, deu no pé antes do encerramento da cerimônia sob a desculpa de que precisava botar ordem no Chile. É cada uma, minha gente...

3 comentários:

  1. PS: esta foto é a minha foto preferida de Dilma Rousseff

    ResponderExcluir
  2. Os atrasos nas obras do PAC podem ter dois motivos:
    1) As obras estão sendo mantidas em letargia para serem entregues "durante" a campanha, claro que não será Lula nem Dilma que entregarão, mas, será o partido deles.
    2) Lula vai usar as obras que estão paralizadas para pressionar o povo dizendo que: - "Olha gente, as obras do PAC estão aí, por terminar, se a gente não ganhar o governo tudo isso vai ficar aí do jeito que está e vocês vão continuar morando mal, é preciso eleger a Dilma pra que tudo isso tenha continuidade".
    Os governadores petistas, inclusive por aqui, estão usando o mesmo esquema, as obras no Acre estão devagar, quase parando, pra serem entregues às vésperas das eleições.
    Se por acaso, neste país, houvesse uma coisa chamada Justiça, ela paralizaria as obras do PAC judicialmente, até que passassem as eleições, mas, como a gente já sabe, a Justiça faz "vista grossa" pra tudo que Lula faz...

    ResponderExcluir
  3. Maquiar o PAC não é nada. Pior é o Presidente Lula maquiar sua pré-candidata ao Planalto a fim de ludibriar a população menos informada.

    ResponderExcluir