quinta-feira, 25 de março de 2010

O professor Dirceu e um aluno exemplar



José Dirceu continua réu no processo do mensalão. O caso se arrasta desde 2007 no Supremo Tribunal Federal, como convém aos larápios que podem contar com a assistência de sapientes jurisconsultos.

Na semana passada, dia 14, o relator, ministro Joaquim Barbosa, incluiu na pauta da sessão do STF uma discussão sobre o andamento do processo contra os 40 mensaleiros que, na versão do então procurador geral da República, Antonio Fernando Souza, eram liderados por Dirceu.

Ninguém de bom senso duvida que as firulas legais estiquem o caso por muitos anos ainda. Faz parte da nossa cultura jurídica que ladrão graúdo envelheça longe do cárcere. Quando pegam algum, como ocorreu com José Roberto Arruda, é por questões alheias à pilhagem.

Dirceu veio ao Acre dar palestra sobre a conjuntura política atual. Ele tem currículo extenso e interesses variados. Não é economista, como se sabe. Mas posa de professor da matéria por onde passa. Aqui não agiu diferente. Ciceroneado pelo ex-governador Jorge Viana, falou sobre vários assuntos com conhecimento de causa.

Jornalistas que foram à palestra no auditório da Fieac se impressionaram com o que ouviram. Alguns saíram com a impressão de que Jorge Viana ainda tem muito a aprender com o ex-ministro. Ledo engano.

O ex-governador do Acre, acreditem, tem currículo suficiente para dar aula a Zé Dirceu.

5 comentários:

  1. Serra estréia bem na mídia internacional,seguindo trajetória inversa de Lula,que está em rota de colizão.

    EL PAÍS.com América Latina Viernes, 26/3/2010, 17:27 h
    JUAN ARIAS | Río de Janeiro 26/03/2010

    Serra será candidato de la oposición a la presidencia de Brasil
    El gobernador de São Paulo, del PSDB, despeja las dudas sobre su decisión de enfrentarse a Rousseff
    La oposición brasileña ya tiene un candidato para disputar las elecciones presidenciales. El Partido de la Social Democracia de Brasil (PSDB) lanzará el próximo 10 de abril en Brasilia la candidatura de José Serra, actual gobernador del Estado de São Paulo, el mayor del país y su centro financiero y empresarial, con el 25% del producto interior bruto (PIB) nacional.
    La preocupación del PSDB, además, se acentuó últimamente, porque Lula llevaba ya presentando a Rousseff como segura candidata desde hace más de un año, hasta el punto de ser multado por el Tribunal Superior Electoral por anticipación de campaña. Serra, considerado un político con poco carisma pero muy respetado por su seriedad, prefirió acatar las leyes electorales y continuar hasta el último momento como gobernador de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Postei comentário Serra estréia bem na mídia internacional,seguindo trajetória inversa de Lula,que está em rota de colizão,assim mesmo,grafado com Z,propositalmente,pois o mesmo além de estar em FRANCA ROTA DE COLISÃO com as DEMOCRACIAS que condenan o desrespeito aos Direitos Humanos em Cuba,vive en constante COALIZÃO com regimes eminentementes DITATORIAIS.Além de manter intacta a sua coalizão com a Quadrilha Mensaleira,da qual Dirceu, é considerado principal mentor.

    ResponderExcluir
  3. José Dirceu é o que se pode denominar eminência parda ou “bruxo” na esquerda brasileira. Foi o coordenador da campanha de Lula em 2002 e juntamente com um grupo seleto de militantes da ex-esquerda revolucionaria, é o responsável por transformar Lula, o operário mal letrado e líder sindical carismático, em presidente da República.
    José Dirceu é inelegível até 2015, seu nome orbita esquemas suspeitos conforme noticiado pela imprensa e amplamente divulgado na mídia. Além disso, ele está sendo processado por crimes graves.
    Apesar deste “curriculum vitae” o Partido dos Trabalhadores o reconduziu a liderança do partido.Por essa razão,percorre o país proferindo palestras - na condição de convidado ilustre -,para companheiros que ficam embasbacados,com a sua retórica. É o grande articulador da campanha da Dilma Roussef.Agora,com sua visita ao Acre,trazemos para reflexão a máxima: “dize-me com quem andas e te direi quem és”.Essa receptividade tão calorosa deixa claro e inequívoco que todos são “farinha do mesmo saco”.

    ResponderExcluir
  4. No início da entrevista no Gazeta Entrevista o louvaminheiro Alan Rick começou falando dos predicados e qualidades de José Dirceu. Cheguei a pensar que ele nem iria citar o envolvimento de José Dirceu no mensalão, mas, ele fez uma pequena referência. Mudei de canal, pois, comecei a ter enjoo quando José Dirceu começou a falar e fiquei com vontade de vomitar. Não consigo entender como nossas "otoridades" trazem ao Acre uma "personalidade" como José Dirceu e tem a coragem de achar que estão fazendo "uma grande coisa". Eu teria vergonha de dizer que tenho qualquer ligação com um personagem da História do Brasil como esse. E olha que as pessoas que o tratam como "amigo, irmão de fé, camarada", são os mesmos que se acham o supra sumo da ética e da moral. Dize-me com quem andas e te direi quem és...

    ResponderExcluir
  5. Não fui convidado pra essa festa, mas quando o Fernandinho Beira-Mar vier por favor, quero ser convidado....
    Aliás todos devem prestigiar os grandes personagem da história nacional....
    Quero só vê o discurso do Jorginho em campanha quando fala: "Aqueles que estiveram no poder e que acabaram, roubaram e saquearam os cofres públicos" quero chamá-lo de mentirosso e pilantra.

    ResponderExcluir