Carlos Heitor Conny, na Folha de S. Paulo desta quinta-feira.
RIO DE JANEIRO - À margem do episódio policial que fez duas vítimas fatais, o cartunista Glauco e seu filho, assassinados por um cara desequilibrado, já é hora de examinar fundamente o que é, o que pretende a seita conhecida como Santo Daime. Ramal de alguma das religiões? Alternativa espiritual para melhorar os seus seguidores? Modismo para chamar a atenção dos outros para si mesmo e para seus problemas?
Não sou entendido no assunto nem pretendo me especializar nisso. Conheço dois depoimentos que considero sérios sobre o Daime: o primeiro, da atriz Maitê Proença, que experimentou o tal chá de ervas amazônicas que produzem efeitos alucinógenos, mas provocam náuseas, diarreia e outros derivados. O segundo é o de Otavio Frias Filho, em seu livro "Queda Livre", coletânea em que o autor experimentou diversas modalidades de risco, desde o uso do pára-quedas à peregrinação ao santuário de Compostela, passando por uma incursão à Vila do Mapiá, onde "uma comunidade de místicos adeptos de uma seita nativa no Acre -o Santo Daime- encontrou sua Terra Prometida".
"Em tudo semelhante a tantas outras seitas tributárias do cristianismo popular, o Santo Daime se distingue por seu principal sacramento, a ingestão de uma bebida feita à base de duas plantas amazônicas e capaz de induzir a estados de percepção psicológica alterada".
Em princípio, o Daime seria uma droga como outra qualquer, revestida de um caráter religioso que as outras drogas no mercado dispensam, como o LSD, a maconha, a coca, o crack. Mas o efeito é semelhante. Leva a práticas que podem desaguar num comportamento social também alterado, como o do assassino do cartunista, que, em princípio, usava o Daime para curar exatamente o consumo de droga.
O artigo de Conny sobre o Daime é apenas mais um entre muitos produzidos após a morte do cartunista Glauco e seu filho de 25 anos. A imprensa nacional tem se dedicado ao tema, ao contrário dos articulistas locais. Li de Reinaldo Azevedo, colunista da revista Veja, pelo menos três posts diferentes sobre o assunto. Aqui, uma simples opinião contrária ao uso do chá emitida em mesa de bar, como aconteceu com um conhecido, pode gerar bate-boca, contrariedades e talvez até ressentimentos.
Reinaldo Azevedo sustentou que o Daime pode atrair usuários de drogas em busca de um novo, digamos, "barato". Esse conhecido fez o mesmo, e foi de imediato rechaçado por seu interlocutor, adepto de uma seita que faz uso da ayauasca. Para mim o raciocínio faz sentido. E vou além: se a Igreja Católica distribuísse vinho aos seus fiéis, as missas estariam cheias de alcoólatras.
Mas isso não significa, claro, que os adeptos do Santo Daime sejam permissivos com as outras drogas.
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ResponderExcluirLula, multado por anticipar la campaña electoral
Los jueces consideran que ha pedido el voto para Rousseff en actos oficiales
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JUAN ARIAS | Río de Janeiro 19/03/2010
Archibaldo,depois que o Lula negou, rotundamente,apoio aos presos políticos cubanos,a imprensa internacional tem dado sinais de que o MITO, está sendo desmitificado.Ufa!Já não era sem tempo!
Os articulistas locais, perderam uma excelente oportunidade, de trazer à baila um tema de extrema relevância,e de pouco conhecimento.No site citado abaixo,traz amplo material sobre o uso da ayahuasca - como o transcrito - que discorre sobre os riscos à saúde,o que vem a corroborar com o artigo do Conny:“Pode haver sensação de medo e perda do controle, levando a reações de pânico. O consumo do chá pode desencadear quadros psicóticos permanentes em pessoas predispostas a essas doenças ou desencadear novas crises em indivíduos portadores de doenças psiquiátricas (transtorno bipolar, esquizofrenia)”.Fonte: Site Álcool e Drogas sem Distorção.
ResponderExcluirAo tempo em que faço a ressalva de que a Constituição Federal em seu Art. 5º inc.VI – estabelece "o livre exercício dos cultos religiosos", é necessário exercermos livremente esse direito,alimentarmos a nossa fé,porém fé raciocinada,sem dogmatismos.Relembrando o Apóstolo dos Gentios:”Tudo me é lícito,mas nem tudo me convém”.(I Coríntios 6:12)
Os vinhos
ResponderExcluirOs vinhos Sagrados deveriam mesmo ser para uso de iniciados, pois os pobres mortais não dão conta de segurar suas cabeças já conturbadas pelo DNA ou a pela desigualdade social(falta de condições digna de vida).É complicado muito complicado para qualquer igreja refazer o estrago humano causado por
Até Carlos Heitor Conny comete o tal de "vítima fatal", uma pena. parabéns pelo blog, Archi!
ResponderExcluircomeça o erro ao chamar o daime de santo pois os santos não existem, mais o que é mais errado é que o daime não é alucinogeno o que provoca tal alucinações é o uso indevido do daime com a maconha no céu do mapia e na antiga cinco mil eles a chama de eva santa maria que é abusivo, esses artista deveriam proucurar um centro de daime com o compromisso de ajudar a humanidade, e não de se drogar tentado legalizar produtos ilicitos. Quero dizer que toda religião que proucurar ajudar as pessoas tem que ser respeitada, pois sabemos que até mesmo as igrejas protestantes e católicas estão envolvidas com escandalos nos não somos diferentes, pois também fazemos parte da humanidade e não tem como fazer com que isso se acabe da noite pro dia.
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