quinta-feira, 18 de março de 2010

O Santo Daime

Carlos Heitor Conny, na Folha de S. Paulo desta quinta-feira.

RIO DE JANEIRO - À margem do episódio policial que fez duas vítimas fatais, o cartunista Glauco e seu filho, assassinados por um cara desequilibrado, já é hora de examinar fundamente o que é, o que pretende a seita conhecida como Santo Daime. Ramal de alguma das religiões? Alternativa espiritual para melhorar os seus seguidores? Modismo para chamar a atenção dos outros para si mesmo e para seus problemas?

Não sou entendido no assunto nem pretendo me especializar nisso. Conheço dois depoimentos que considero sérios sobre o Daime: o primeiro, da atriz Maitê Proença, que experimentou o tal chá de ervas amazônicas que produzem efeitos alucinógenos, mas provocam náuseas, diarreia e outros derivados. O segundo é o de Otavio Frias Filho, em seu livro "Queda Livre", coletânea em que o autor experimentou diversas modalidades de risco, desde o uso do pára-quedas à peregrinação ao santuário de Compostela, passando por uma incursão à Vila do Mapiá, onde "uma comunidade de místicos adeptos de uma seita nativa no Acre -o Santo Daime- encontrou sua Terra Prometida".

"Em tudo semelhante a tantas outras seitas tributárias do cristianismo popular, o Santo Daime se distingue por seu principal sacramento, a ingestão de uma bebida feita à base de duas plantas amazônicas e capaz de induzir a estados de percepção psicológica alterada".

Em princípio, o Daime seria uma droga como outra qualquer, revestida de um caráter religioso que as outras drogas no mercado dispensam, como o LSD, a maconha, a coca, o crack. Mas o efeito é semelhante. Leva a práticas que podem desaguar num comportamento social também alterado, como o do assassino do cartunista, que, em princípio, usava o Daime para curar exatamente o consumo de droga.

O artigo de Conny sobre o Daime é apenas mais um entre muitos produzidos após a morte do cartunista Glauco e seu filho de 25 anos. A imprensa nacional tem se dedicado ao tema, ao contrário dos articulistas locais. Li de Reinaldo Azevedo, colunista da revista Veja, pelo menos três posts diferentes sobre o assunto. Aqui, uma simples opinião contrária ao uso do chá emitida em mesa de bar, como aconteceu com um conhecido, pode gerar bate-boca, contrariedades e talvez até ressentimentos.

Reinaldo Azevedo sustentou que o Daime pode atrair usuários de drogas em busca de um novo, digamos, "barato". Esse conhecido fez o mesmo, e foi de imediato rechaçado por seu interlocutor, adepto de uma seita que faz uso da ayauasca. Para mim o raciocínio faz sentido. E vou além: se a Igreja Católica distribuísse vinho aos seus fiéis, as missas estariam cheias de alcoólatras.

Mas isso não significa, claro, que os adeptos do Santo Daime sejam permissivos com as outras drogas.

5 comentários:

  1. EL PAIS.com > Internacional

    Lula, multado por anticipar la campaña electoral

    Los jueces consideran que ha pedido el voto para Rousseff en actos oficiales
    Los jueces consideran que ha pedido el voto para Rousseff en actos oficiales
    JUAN ARIAS | Río de Janeiro 19/03/2010

    Archibaldo,depois que o Lula negou, rotundamente,apoio aos presos políticos cubanos,a imprensa internacional tem dado sinais de que o MITO, está sendo desmitificado.Ufa!Já não era sem tempo!

    ResponderExcluir
  2. Os articulistas locais, perderam uma excelente oportunidade, de trazer à baila um tema de extrema relevância,e de pouco conhecimento.No site citado abaixo,traz amplo material sobre o uso da ayahuasca - como o transcrito - que discorre sobre os riscos à saúde,o que vem a corroborar com o artigo do Conny:“Pode haver sensação de medo e perda do controle, levando a reações de pânico. O consumo do chá pode desencadear quadros psicóticos permanentes em pessoas predispostas a essas doenças ou desencadear novas crises em indivíduos portadores de doenças psiquiátricas (transtorno bipolar, esquizofrenia)”.Fonte: Site Álcool e Drogas sem Distorção.
    Ao tempo em que faço a ressalva de que a Constituição Federal em seu Art. 5º inc.VI – estabelece "o livre exercício dos cultos religiosos", é necessário exercermos livremente esse direito,alimentarmos a nossa fé,porém fé raciocinada,sem dogmatismos.Relembrando o Apóstolo dos Gentios:”Tudo me é lícito,mas nem tudo me convém”.(I Coríntios 6:12)

    ResponderExcluir
  3. Os vinhos

    Os vinhos Sagrados deveriam mesmo ser para uso de iniciados, pois os pobres mortais não dão conta de segurar suas cabeças já conturbadas pelo DNA ou a pela desigualdade social(falta de condições digna de vida).É complicado muito complicado para qualquer igreja refazer o estrago humano causado por

    ResponderExcluir
  4. Até Carlos Heitor Conny comete o tal de "vítima fatal", uma pena. parabéns pelo blog, Archi!

    ResponderExcluir
  5. começa o erro ao chamar o daime de santo pois os santos não existem, mais o que é mais errado é que o daime não é alucinogeno o que provoca tal alucinações é o uso indevido do daime com a maconha no céu do mapia e na antiga cinco mil eles a chama de eva santa maria que é abusivo, esses artista deveriam proucurar um centro de daime com o compromisso de ajudar a humanidade, e não de se drogar tentado legalizar produtos ilicitos. Quero dizer que toda religião que proucurar ajudar as pessoas tem que ser respeitada, pois sabemos que até mesmo as igrejas protestantes e católicas estão envolvidas com escandalos nos não somos diferentes, pois também fazemos parte da humanidade e não tem como fazer com que isso se acabe da noite pro dia.

    ResponderExcluir