segunda-feira, 22 de março de 2010

Marina Silva e suas lições a granel

A senadora Marina Silva (PV) assina artigo nesta segunda-feira no jornal Folha de S. Paulo. O texto, intitulado "Dia da Vida", fala sobre o Dia Mundial da Água. Ao final da preleção, a senadora afirma que "saneamento básico é a prioridade, investimento obrigatório para quem deseja uma sociedade que sabe cuidar das suas águas em benefício de seus cidadãos".

Há muito tempo uma cidadã do mundo, Marina fala agora para o Brasil, de olho na cadeira de presidente da República. Mas poderia ter feito alguns apelos aos companheiros acreanos, para os quais a tubulação que se enterra sob as ruas nunca foi lá muito atraente devido, talvez, ao seu reduzido apelo eleitoral.

Confesso que a postura messiânica da senadora me irrita. E mais irritante ainda me soa um artigo em que ela, a pretexto de figurar como a grande defensora do meio ambiente, nos lembra, por exemplo, que "a maior parte do esgoto gerado nas cidades é despejado sem tratamento nos cursos d'água" quando, aqui no Acre, sofremos do mesmo problema por obra do governo que ela continua a apoiar.

Onde estava a senadora, por exemplo, enquanto o companheiro Jorge Viana resolvia suprimir do Parque da Maternidade o lago de decantação? Nunca ouvi da boca de Marina uma única crítica ao fato do rio Acre, por conta da ausência de um "filtro" previsto no projeto original, receber in natura o esgoto da cidade.

Vendo essas contradições e os ensinamentos que Marina Silva distribui a granel, fico com a impressão de que é mais fácil salvar o Planeta do que recuperar o Igarapé São Francisco.

10 comentários:

  1. Arki, Excelente Sua Lucudez e Sensatez Chega a Surpreender! E X C E L E N T E....Parabéns e Vou Dizer Agora Para Voçê o Que Mais EU Ouço Nas Ruas Em Relação 'MEU TRABALHO HUMANITÁRIO' Repasso a Mesma Pergunta Prá Voçê...Por Que Voçê Não Se Candidata??? EU VOTARIA EM VOÇÊ!!! Grande Abraço, JOANA D'ARC

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Archi,

    Se eu pinçasse sua crítica à Marina apenas pontualmente, despresando o contexto, eu concordaria, porque também não sou afeito a nada messiânico. Acho que as coisas ocorrem mediante processo, não da noite pro dia.
    Mas se analisarmos seus discursos dentro de um contexto, eu refleteria melhor. E qual é o contexto? A Marina abandonou o governo Lula dizendo assim: perco a cabeça, mas não o juízo. Depois abandonou o PT, que foi fundadora há trinta anos. Mesmo levando em conta os ingredientes que se possa ressuscitar, Ela poderia haver ficado no ministério apenas para se dar bem, agradar o Rei, como 99% faz. Poderia ter uma reeleição garantida no PT. Mas não, abandonou todo esse mundo de mentiras por um ideal. Num mundo em que os políticos vendem até a alma para segurar na beirinha do cobertor, sua atitude e coragem por si só já não é positiva?
    Quanto a discurso messiânico, infelizmente o Brasil é um país em que as pessoas pensam e votam com a barriga, a maioria, é claro. Se ela fosse candidata em um país civilizado, educado, com consciência política, com certeza adotaria outro discurso. Outra coisa, a Marina faz parte da leva de pessoas de bem que saíram do PT, depois do mensalão denunciado por R. Jeferson.
    Sou muito seu fã, compartilho de seu pensamento, mas, no caso da Marina, procuro analisá-la pelo contexto, pois "AINDA" a acho uma reserva moral que devemos preservar.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Archi, se possível, publica este texto em seu Blog
    Lula acha que as pessoas da terra estão pequenas para ele. Depois de fazer as pazes entre os povos do mundo, seus impulsos agora estão se voltando para Deus. Veja esta reportagem sobre suas andanças.

    ATACANDO O PARAÍSO – Depois da bem sucedida missão ao Oriente Médio, onde conseguiu estabelecer uma paz duradoura entre judeus e palestinos, Lula declarou que intercederá junto a Deus Pai para que Ele nos perdoe de uma vez por todas pelo pecado original. A caminho de Barcelona, onde vai resolver no estalo da mão a questão basca, Lula disse que é preciso chamar o Misericordioso para o diálogo. “Chega de tratar o Supremo Arquiteto como um ente distante e poderoso. Durante muito tempo vivemos com esse complexo de vira-lata em relação a Ele. Está na hora de acabar com isso e conversar de homem para Deus”, disse Lula, enquanto fechava com chave de ouro um acordo entre os armênios e os turcos. Segundo os termos da proposta, em troca do perdão o Verbo Encarnado receberá três bolsas-família pelo resto da eternidade. “Não faz sentido a gente discutir se é verdade ou não essa história da Santíssima Trindade. Perdoou, recebeu por três”, explicou o presidente. Lula deixou claro que não negociará com o Arcanjo Gabriel nem com São Pedro, como sugeriram algumas agências de notícia. “Só falo com o Bem Absoluto. É uma questão de protocolo.” Para o presidente, o Arcanjo Gabriel não passa de um sub do sub, e São Pedro, apesar de simpático, no fundo seria apenas um porteiro qualificado. “Não tenho tempo a perder”, explicou Lula, que até o fim da tarde pretende anunciar um armistício entre Suzana Vieira e todos os seus ex-maridos. Aproveitando a ocasião, a ministra Dilma Rousseff confirmou que proporá a criação de uma estatal para explorar o mel e o maná que emanam do céu. Rousseff acrescentou que não procedem as notícias de que José Dirceu fará a indicação do diretor responsável pelo fundo de pensão da nova empresa. Em notícia paralela, após longas conversas com a serpente, o assessor da Presidência Marco Aurélio Garcia concluiu que o réptil não passa de uma vítima da imprensa burguesa.

    ResponderExcluir
  4. A senadora tem dois pesos e duas medidas. Tudo que ela prega agora, nunca cobrou dos seus pares, quando ocupava o mesmo espaço que eles. Com todo respeito, ela soa muito teórica, muito técnica. Não muda o discurso, não abre um leque de ações, se centra na questão ambiental como se fôssemos um país sem tantos problemas sociais.
    Que a senadora nunca esqueça, que se quisermos consertar o mundo, temos que começar pelo mundo que nos cerca, ou seja, a nossa casa.Para reclamar cuidados com os cursos de água mudo afora,a senadora deveria,primeiro ter lutado pela preservação do rio Acre,bem como os demais do Estado,que é a casa dela.Vamos colocar os pés no chão,minha cara senadora,com todo respeito.

    ResponderExcluir
  5. A senadora é surpreendente. Para mim, o seu evangelismo transformou-a em um ser tão fanático,que tudo que ela fala e/ou escreve,soa messiânico. Agora, um grande golpe de marketing:
    23/03/2010 - 09h00
    Marina Silva decide abrir mão de marqueteiro em campanha
    EDUARDO SCOLESE
    da Folha de S.Paulo, em Brasília

    ResponderExcluir
  6. Penso que ao analisar qualquer personagem, especialmente política, temos que fazê-lo levando em conta as outras personagens.
    Quando se quer que um jogador seja convocado para a seleção, no mesmo diapasão temos que dizer quem sai. Por que se não a análise fica sem conecção com a realidade.
    Este prâmbulo se afina com o que disse o autor João Ubaldo: Precisa-se de matéria prima humana para se construir um país.
    Concordo com todas as críticas feitas à Marina, mas, como moramos no Brasil, infelizmente o melhor não é o melhor, mas o menos pior.
    Ainda acho que o que ela fez, dando um pé na bunda do PT e do lula, ao contrário de quase todos, que faz o contrário, em que pese, por enquanto, ainda manter boas relações com o PT, para o momento, imagino suficiente.

    ResponderExcluir
  7. Candidato à eleitor de Marina

    Estou candidato à eleitor da Senadora Marina Silva,a minha decisão vai depender do desenrolar da campanha,acredito mesmo que a Marina merece um voto de confiança apesar da dsconfiança em alguns momentos, pois é bem verdade que a Marina não tem uma ação voltada para as questões de saneamento dos rios e igarapés do Acre, mas os desmatamentos diminuiram.Ainda continuo candidato à eleitor, sei que essa coisa de ser messiânico é bem um perfil dos pobres do Brasil, veja o Lula aí no artigo mais acima. O messianismo é também uma forma de poder,poder falar diretamente com Deus é coisa de iluminados, tipo Antônio Conselheiro e agora o presidente Lula, o filho do Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Soa ate engracado ver essas opinioes da Senadora. Enquanto ministra, a unica politica da senadora principalmente pro nosso estado era a da proibicao. Nao pode isso, nao pode aquilo, multa nisso, multa naquilo. Nao houve se quer um plano por parte dela para a questao de saneamento basico. Me corrijam se eu errei. Mas pelo menos no interior o que apenas se via, e ainda se ve, e a politica da perseguicao por parte de orgaos ambientais como o IBAMA. E eles nao perseguem somente os grandes. Desses eu nao falo nada, por que se queimam ou derrubam sabem que estao infringindo a lei. Mas e os pequenos?
    Ouvi o relato de um ribeirinho que teve a sua casa invadida por um fiscal do ibama, que depois, apontou a arma para o morador e o fez queimar a sua propria tarrafa.

    ResponderExcluir
  9. Ah, e continuando...
    Apesar de ser vista como um simbolo de moral e etica eu coloco apenas dois pontos em questao, que me fazem, no minimo, duvidar da moral e da etica da ministra.
    Na epoca de militancia a ministra ganhou mais projecao gracas a Igreja Catolica. E o que ela fez? Pe na bunda. Hoje ela e evangelica. E politicamente? Foi projetada ao cenario politico gracas ao PT. E o que ela fez? Pe na bunda do PT. Hoje e do PV.

    ResponderExcluir
  10. so aceitao comentarios em portugues uahuhauhauh

    ResponderExcluir