quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aprovada lei de acesso a informações públicas

Do blog do jornalista Fernando Rodrigues

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar, às 21h47 deste 13.abr.2010, o projeto de lei de acesso a informações públicas. O Senado agora precisa analisar o texto, que traz imensos avanços para esse direito no Brasil.

O principal avanço é o fim do instrumento do chamado sigilo eterno. Hoje, sem a lei, qualquer documento pode ficar indefinidamente guardado. Com a nova regra, papéis públicos ultrassecretos podem ser classificados por até 25 anos, com uma única renovação desse prazo possível. Ou seja, o prazo máximo é de 50 anos de sigilo.

A lei de acesso brasileira também tem uma abrangência inaudita em comparação com outros países –mesmo com a regra dos Estados Unidos, vigente desde 1966. Aqui, a norma será obrigatória para todos os níveis de governo (prefeituras, Estados e União) e todas as instâncias de poder (Legislativo, Executivo e Judiciário).

Um único retrocesso quase se deu durante a votação de hoje (13.abr.2010). O PSDB queria a retirada da liberação automática de documentos quando vencessem os prazos de sigilo. Seria um atraso, pois depois de 25 anos ou de 50 anos, os papéis só seriam liberados ao público se alguém fizesse um requerimento oficial. Caso contrário, a informação ficaria ainda em sigilo. A posição do PSDB acabou derrotada. Ou seja, depois de vencidos os prazos de sigilo, todos os documentos automaticamente serão obrigatoriamente colocados à disposição do público.

Outro avanço está nas listas de documentos classificados que terão de ser divulgadas, anualmente. Cada órgão público terá dizer quantos documentos colocou em sigilo. Assim, será possível saber, a cada ano, quantos papéis estão sendo mantidos em reserva e qual é a origem de cada um. Esse procedimento permitirá à sociedade acompanhar o processo e cobrar --se for necessário-- a autoridade pública quando os prazos de sigilo prescreverem.

O debate sobre esse projeto de lei começou em 2003, quando foi realizado um amplo seminário internacional em Brasília, com participação de várias entidades da sociedade civil. Daí nasceu o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, uma coalizão de mais de 20 entidades que fez o lobby a favor da lei.
Mais de 70 países no mundo já têm legislação semelhante. O Brasil está chegando lá. Atrasado, mas chegando. Isto é, se o Senado trabalhar agora e votar rapidamente o projeto.

Comento
Os acreanos precisam ficar atentos à votação no Senado, principalmente no que tange ao posicionamento do senador Tião Viana, cujo grupo político tem tratado o Acre como o quintal do PT e domínio da família Viana.

Mais tarde, em novo post, falarei de uma resposta dada pela Secretaria de Segurança Pública a requerimento do deputado Donald Fernandes (PSDB) solicitando os dados da criminalidade no estado.

Um comentário:

  1. MEU CARO ARCHIBALDO, PARA SABER O QUE ACONTECE NO ACRE, SO PRECISA LER OS JORNALECOS PAGOS PELOS PETRALHAS COM O DINHEIRO DO PUBLICO E SEU BLOG. AVALIAR E SABER, QUE SAO MUITAS MENTIRAS E POUCAS VERDADES. PARABENS! O VERDADEIRO HEROI, NAO EH AQUELE QUE SE PASSA POR BABACA E MORRE HEROI, M AQUELE QUE MESMO CHAMADO DE BABACA EH UM VERDADEIRO HEROI.

    ResponderExcluir