quarta-feira, 7 de abril de 2010

No limiar do despudor

Ai, meu Jesus Cristinho! Lá vem eles de novo com essa história de que o Acre é modelo de desenvolvimento, exemplo para o mundo, salvação da lavoura universal...

Leio no site do governo da floresta que o jornalista John Lyons, do The Wall Street Journal, virá conhecer o milagre econômico que se processa na terra de Chico Mendes e de Jorge Viana. Mas há um porém, meus amigos. O corpo da matéria destoa do título, que diz "Economia do Acre será destaque em jornal norteamericano". O subtítulo é ainda mais presunçoso: "Oportunidade representa o reconhecimento por parte da imprensa mundial em retratar o trabalho que está sendo desenvolvido no Estado".

Do jeito que a farsa está montada, o leitor é induzido a pensar que o interesse do segundo maior jornal dos Estados Unidos é com a economia acreana - e apenas lá no fim do texto a gente fica sabendo a verdade. Lyons virá ao estado para relatar o projeto de implantação do Via Verde Shopping em Rio Branco. Os proprietários do empreendimento são responsáveis pelo convite ao jornalista, que APROVEITARÁ a visita ao Acre para saber mais sobre aspectos culturais, econômicos e sociais do estado.

Não é uma beleza que o governo pegue carona no acontecimento e o transforme em outro factóide? O Via Verde Shopping nada tem a ver com florestania, casas de farinha, extrativismo - mas acabou virando, na versão estatal, apenas mais um dos aspectos do sonhado desenvolvimento sustentável. A matéria vende gato por lebre em sua tentativa desavergonhada de ludibriar o leitor. Por isso me pergunto: quantos imbecis entre os poucos internautas e leitores de jornais do Acre são capazes de acreditar num logro como esse?

Confesso que li o texto esperando o momento em que a redatora diria que o Acre, afinal, encontrara a oportunidade de mostrar aos norte-americanos como desenvolver uma região...

Mas descobri que essa gente, pelo menos nesse caso, impôs limite ao próprio despudor.

3 comentários:

  1. Não me assusto mais com essas notícias hiperbólica vinda dos Petralhas. Tudo que vem desse governo é dessa estirpe.
    Mas o que eu gostei mesmo foi a decisão política decisiva para dar uma guinada na Segurança Pública. Até que enfim Binha acertou na mosca: escalou a Norsergel para dar segurança à Segurança.
    E quanto a nós, quem vai fazer nossa segurança?
    A medida seria perfeita se o governo entregasse a segurança dos cidadãos também a cargo da Norsergel, ficaríamos mais seguros!!!

    ResponderExcluir
  2. É muito engraçado esta questão do via verde shopping.
    Me lembro quando morava em cuiabá em meados da década de 90, lá foi a mesma conversa de um shopping parecido com este ai, fui na festa de inauguração das obras e a conversa era tão bonita que dava vontade de tirar dinheiro do bolso para ajudar os caras (malandros engravatados) e nesta brincadeira o Banco do Brasil entrou com o financiamento do FCO (o mesmo FNO aqui do norte) apoiado pelo governo do estado (igual está acontecendo aqui), só sei dizer que veio a grana para fazer a base da obra e esta parte foi feita mas, quando veio a grana alta para levantar as paredes e finalizar a obra os malandros pegaram todo o dinheiro e foram embora e o tal shopping não passou da terraplanagem.

    É assim que vejo este "shopping via verde"


    Assina: SP

    ResponderExcluir
  3. Será que eles vão falar para o jornalista estrangeiro que a reserva Chico Mendes está sendo usada para plantio de maconha? Falando nisso, ninguém do governo deu qualquer explicação sobre este fato. Um fato gravíssimo diga-se de passagem. Alguns deputados fizeram uma pantomima, mas, agora já não falam mais nada. Isso não pode ficar assim...

    ResponderExcluir