Ai, meu Jesus Cristinho! Lá vem eles de novo com essa história de que o Acre é modelo de desenvolvimento, exemplo para o mundo, salvação da lavoura universal...
Leio no site do governo da floresta que o jornalista John Lyons, do The Wall Street Journal, virá conhecer o milagre econômico que se processa na terra de Chico Mendes e de Jorge Viana. Mas há um porém, meus amigos. O corpo da matéria destoa do título, que diz "Economia do Acre será destaque em jornal norteamericano". O subtítulo é ainda mais presunçoso: "Oportunidade representa o reconhecimento por parte da imprensa mundial em retratar o trabalho que está sendo desenvolvido no Estado".
Do jeito que a farsa está montada, o leitor é induzido a pensar que o interesse do segundo maior jornal dos Estados Unidos é com a economia acreana - e apenas lá no fim do texto a gente fica sabendo a verdade. Lyons virá ao estado para relatar o projeto de implantação do Via Verde Shopping em Rio Branco. Os proprietários do empreendimento são responsáveis pelo convite ao jornalista, que APROVEITARÁ a visita ao Acre para saber mais sobre aspectos culturais, econômicos e sociais do estado.
Não é uma beleza que o governo pegue carona no acontecimento e o transforme em outro factóide? O Via Verde Shopping nada tem a ver com florestania, casas de farinha, extrativismo - mas acabou virando, na versão estatal, apenas mais um dos aspectos do sonhado desenvolvimento sustentável. A matéria vende gato por lebre em sua tentativa desavergonhada de ludibriar o leitor. Por isso me pergunto: quantos imbecis entre os poucos internautas e leitores de jornais do Acre são capazes de acreditar num logro como esse?
Confesso que li o texto esperando o momento em que a redatora diria que o Acre, afinal, encontrara a oportunidade de mostrar aos norte-americanos como desenvolver uma região...
Mas descobri que essa gente, pelo menos nesse caso, impôs limite ao próprio despudor.
Não me assusto mais com essas notícias hiperbólica vinda dos Petralhas. Tudo que vem desse governo é dessa estirpe.
ResponderExcluirMas o que eu gostei mesmo foi a decisão política decisiva para dar uma guinada na Segurança Pública. Até que enfim Binha acertou na mosca: escalou a Norsergel para dar segurança à Segurança.
E quanto a nós, quem vai fazer nossa segurança?
A medida seria perfeita se o governo entregasse a segurança dos cidadãos também a cargo da Norsergel, ficaríamos mais seguros!!!
É muito engraçado esta questão do via verde shopping.
ResponderExcluirMe lembro quando morava em cuiabá em meados da década de 90, lá foi a mesma conversa de um shopping parecido com este ai, fui na festa de inauguração das obras e a conversa era tão bonita que dava vontade de tirar dinheiro do bolso para ajudar os caras (malandros engravatados) e nesta brincadeira o Banco do Brasil entrou com o financiamento do FCO (o mesmo FNO aqui do norte) apoiado pelo governo do estado (igual está acontecendo aqui), só sei dizer que veio a grana para fazer a base da obra e esta parte foi feita mas, quando veio a grana alta para levantar as paredes e finalizar a obra os malandros pegaram todo o dinheiro e foram embora e o tal shopping não passou da terraplanagem.
É assim que vejo este "shopping via verde"
Assina: SP
Será que eles vão falar para o jornalista estrangeiro que a reserva Chico Mendes está sendo usada para plantio de maconha? Falando nisso, ninguém do governo deu qualquer explicação sobre este fato. Um fato gravíssimo diga-se de passagem. Alguns deputados fizeram uma pantomima, mas, agora já não falam mais nada. Isso não pode ficar assim...
ResponderExcluir