segunda-feira, 12 de abril de 2010

O avião "atolado" e as manobras diversionistas

O relato que se segue foi enviado ao blog por um leitor que estava no voo 3775, que "atolou" ontem em um buraco da pista no aeroporto internacional de Rio Branco. Notem que um grupo de companheiros usou tática diversionista para que a culpa recaísse sobre a companhia aérea, e não sobre os verdadeiros responsáveis pelo problema.

Estava no avião da TAM que "atolou" no pátio de estacionamento do aeroporto de Rio Branco, consertado recentemente. Por volta de 14 horas embarcamos e logo depois o avião foi levado por um trator até o seu ponto de saída, sempre no pátio de estacionamento. Nesse momento, livre do trator, quando o avião tentou se mover... nada... estava atolado... no asfalto. Depois de diversas tentativas o piloto informou aos passageiros que teríamos de descer para aliviar o peso e assim foi feito. Fomos conduzidos de volta ao salão de espera. O calor nesse recinto estava bravo, tanto pela quantidade de gente presente quanto pelo ar condicionado fraco. Todo mundo receoso e desconfiado de que algo mais grave tivesse acontecido com o trem de pouso do avião. Depois de uns 45 minutos de espera, uma turma de petralhas do governo do Estado começou a querer se mostrar e passou a exigir da coitada de uma atendente da TAM que a empresa fornecesse água mineral e lanches, porque era inadmissível isso que havia acontecido e que eles queriam falar com o gerente da companhia. Os "artistas" foram contidos com algumas medidas paliativas.

Parece normal, não é?

Pois não é!

Primeiro, porque esse avião atolou no asfalto não foi por culpa da TAM, senão da incompetência de órgãos desse governo nefasto que aparelhou a administração pública. Há muito tempo que o aeroporto exige reparos e, quando são feitos, são remendos de péssima qualidade. O avião atolou e afundou num desses pedaços de asfalto que havia sido remendado recentemente, certamente porque a "obra" foi muito mal feita e pior fiscalizada. Ai vai entrar o jogo de corpo para um colocar a culpa no outro e ninguém ser responsabilizado.

A TAM nada teve a ver com o caso e aí é que aparece a má fé dos petralhas que queriam aparecer e mostrar serviço desviando a atenção dos verdadeiros culpados para colocá-la na companhia aérea. Água e lanches deviam ter sido cobrados da Infraero ou da aeronáutica, responsáveis diretos pela construção, manutenção e administração do aeroporto. Mas isso não podia ser feito porque a Infraero é administrada também por "companheiros", daí porque o pau tinha de ser quebrado com a TAM, empresa que tanto quanto os passageiros foi prejudicada, já que está tendo que arcar com hospedagem de pelo menos 40 passageiros que perderam conexões e com ações que outros tantos desinformados deverão mover na justiça, conforme faziam questão de anunciar em voz alta. OU seja, a petralhada conseguiu seu objetivo colocando a culpa na TAM e livrando a cara dos "companheiros" da Infraero. Estes, com certeza, vão querer "empurrar" o morto para as costas largas da Aeronáutica, segundo dizem, autora dos reparos, sem atentar que cabe ao Administrador de um bem público o zelo por tudo quanto é realizado nesse bem. Se as obras são mal feitas, se há desvios de recursos e de material, era obrigação da Infraero, administradora do Aeroporto, fiscalizar as obras e o serviço todo. Não o fez.

O fato acontecido no pátio de estacionamento afortunadamente não provocou nenhuma fatalidade, mas acontece que esses mesmos reparos foram feitos também na pista de pouso e aí o bicho pega. Já imaginou se durante um pouso de avião acontece uma atolada dessas?

O evento deixou claro que a obra está mal feita e que, tratando-se de um aeroporto, ela deve ser fiscalizada até pelo Crea para evitar tragédias futuras.

6 comentários:

  1. Archibaldo, voce acertou em cheio, os petralhas agem assim, se tivesse dado algum nome eu ia te dizer a trapalhada de cada um e em algum lugar. O melhor mesmo é ir embarcar em Porto Velho, onde tem um excelente aeroporto internacional de verdade. Voce faz assim: vai de onibus leito ate la e ainda economiza uns bons trocados.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Anonimo do comentario acima...
    Moro em Porto velho e pra Falar francamente, por favor não leve em consideração a ideia de vir a Porto Velho de ônibus, se o aeroporto ta "ATOLANDO", imagina a nossa coitada BR 364, onde buracos são conhecidos como "CRATERAS" ...

    Abraços Arquibaldo..

    ResponderExcluir
  3. Não sou um dos petralhas, entretanto,sou simpático ao trabalho dos "COMPANEHIROS'. A oposição hoje, foi por muito tempo situação, portanto.... e gostaria se saber em que governo foi construido o aeroporto de RBranco? E antes do governo Lula(que quer vocês queiram ou não, ta bombando) quem era mesmo que governava? Eu acho q ta rolando um dor de cotovelo braba. E o desafio continua, quero ver voce postar esse comentário. Caso queira responder caioac@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Querido anônimo das 14:52:

    Dizer que a oposição foi situação não resolve os problemas, principalmente se a gente souber que parte desse pessoal que você parece tanto abominar (Narciso Mendes, Orleir Cameli, José Bestene, Ronivon Santiago, Zila Bezerra) está agora com os "companheiros" que tanto admira.

    Quanto à construção do aeroporto, ela se deu graças a recursos federais, na época em que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) era presidente da República. Não fosse o comportamento republicano de FHC com o governo de Jorge Viana, a transformação por que passou o Acre não teria ocorrido. O mesmo não se pode dizer da Frente Popular, que costuma relegar ao esquecimento as populações dos municípios que elegem candidatos da oposição.

    Quanto à insinuação de que eu não publicaria o seu comentário, você viu por si mesmo que isso não aconteceu. Nenhum jornal do Acre publica textos meus há alguns anos, por ordem das madres superiores do petismo. Como não escrevo louvaminhas para agradar aos petralhas, sou censurado na maior parte da imprensa local. Por isso criei este blog.

    Aqui, meu caro, não tem censura.

    ResponderExcluir
  5. O grande problema do PT é não assumir as sua mazelas.Tal fato ocorre, porque quando era oposição atirava pedras para os telhados de quem quer que estivesse governando.É bom lembrar que aliar com antigos adversários é uma prática recorrente do PT,começando na esfera federal tendo Lula como seus aliados de primeira hora Sarney,Collor,Renan Calheiros.
    Ser petralaha ou admirador dos companheiros é a mesma coisa,ou seja é teleguiado.

    ResponderExcluir
  6. esse corrupto petista e comunista são mazelas do mesmo saco archibaldo vc é homen que msotra
    realidade isso é todo lugar.veja no jordão e tarauaca como são as coisas,quanto aos aeroporto o de tarauaca foi fechado e depois vão fechar o de feijo isto é uma vergonha roubam todo nosso dinheiro e ainda tem canalhar q vota neste ladr ões

    ResponderExcluir