sexta-feira, 9 de abril de 2010

O cenário ideal e o imperativo da realidade

Lula diz que eleição deste ano será a mais fácil do PT

Da Folha Online
Ao discursar nesta quinta-feira no ato político de apoio do PCdoB à pré-candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que nunca houve no Brasil uma campanha eleitoral "tão fácil" à Presidência da República como a deste ano. Lula disse que, apesar de reconhecer a força dos adversários, o PT está mais "preparado" para enfrentar seus opositores.

"Eu, sinceramente, acho que nós não vamos ter uma campanha fácil. Mas se depender dos times que estão em campo, nunca tivemos uma tão fácil. Não porque os adversários sejam fracos", disse.

Íntegra aqui

Comento
Alguém duvida de que, entre Serra e Dilma, o primeiro seja o mais cotado para vencer as eleições de outubro? Nem vou entrar em detalhes sobre o preparo, a competência administrativa e a experiência política de cada um. São aspectos importantes em uma eleição, mas não necessariamente decisivos. Lula, não obstante sua destreza política, se expressa, por vezes, consoante seus desejos.

É óbvio que os petralhas gostariam de uma eleição mais fácil do que as duas anteriores, nas quais Serra e Alckimin foram derrotados pelo atual presidente. Isso está longe de ser o caso atual porque seus anseios tropeçam no imperativo da realidade. Segundo esse imperativo, o candidato tucano só amanhã se declara candidato contra Dilma, que vem de uma longa campanha eleitoral que mereceu, inclusive, duas multas do TSE - e nem assim o tucano teve menos de 30% das intenções de voto, segundo as pesquisas.

Na eleição deste ano José Serra já derrotou Dilma Rousseff. Falta agora vencer o cabo eleitoral Luiz Inácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário