terça-feira, 6 de abril de 2010

Um dia a casa cai



O estado do Acre tinha, em 2006, um deficit habitacional estimado em 28.933 moradias, o que correspondia a 17,8% do total de residências. Esses números são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, o déficit habitacional acreano na época estava acima da média nacional, de 14,5%.

O Ministério das Cidades sustenta que esse déficit, no País inteiro, caiu para 5,8 milhões de unidades em 2008. Como o governo local não divulga os números do setor é de se concluir que o problema no Acre continua grave.

Ainda que uma parcela significativa do povo acreano não tenha casa pra morar, ou more em condições degradantes como mostra a imagem aí acima, captada pelo fotógrafo Dhárcules Pinheiro, o governo da floresta continua a malbarartar recursos com aluguéis de imóveis. A prefeitura de Rio Branco segue hospedada no prédio do ex-deputado José Bestene, como todos sabemos. Se o valor do aluguel não foi reajustado nos últimos seis anos, o que duvido, a camaradagem custa aos contribuintes 19 mil reais por mês.

No Diário Oficial dessa terça-feira é possível saber também que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia acaba de alugar um imóvel na avenida Floriano Peixoto, nº 1.135, Centro, por módicos 9,3 mil reais por mês. Não é pouca coisa, convenhamos. O valor total do contrato, de 12 meses, é de 111 mil e 600 reais.

Há quase doze anos uma turma de animados companheiros leva vida mansa no Acre. Muitos, amigos dos poderosos, ganham de presente uma nomeação no serviço público, ainda que a incompetência seja o único atributo no currículo profissional. Outros preferem contar com o paternalismo estatal em seu modo discricionário de comerciar privilégios - e se tornam fornecedores de bens e serviços nem sempre úteis à população.

Mas, como se diz no popular: um dia a casa cai...

Um comentário:

  1. ola tudo bem ei visita ai o meu blog e tanbem segui ele la tanbem nos seguidores ta ok o link e www.vozdesena.blogspot.com
    vou te aguarda
    e tanbem me add no msn vozdesena@hotmail.com

    ResponderExcluir