sexta-feira, 16 de abril de 2010

O rolo Sensus

PSDB ACUSA INSTITUTO SENSUS DE IMPEDIR ACESSO À PESQUISA ELEITORAL

Da Folha Online
Advogados do PSDB acusam a direção do Instituto Sensus de estar impedindo, neste momento, em Belo Horizonte (MG), o acesso de dois representantes do partido aos formulários da pesquisa realizada pelo instituto na semana passada, que apontou empate técnico entre os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

Na quinta-feira (15) à noite, o PSDB conseguiu uma autorização do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para ter acesso aos documentos, para análise.

Na quarta-feira (14), o partido havia entrado com representação no tribunal contra o Sensus, argumentando que o instituto divulgou a pesquisa antes do prazo legal de cinco dias a partir da data de registro na pesquisa no TSE (leia mais abaixo). A pesquisa foi encomendada, segundo o instituto, pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo).

O advogado do PSDB, Ricardo Penteado, afirma que os representantes do partido chegaram à sede do Sensus, em Belo Horizonte, às 8h, com uma certidão expedida pelo TSE na noite de ontem, autorizando o acesso aos dados. Segundo Penteado, a direção do Sensus afirmou que só liberaria o acesso aos formulários com uma ordem direta do TSE. Esse documento foi enviado ao Sensus por fax às 11h44, reiterando os termos da certidão expedida ontem. No entanto, afirma Penteado, mesmo com a documento, o instituto agora pede um prazo até as 16h para liberar acesso aos formulários.

Íntegra aqui.

Comento
A coisa toda tem cheiro de maracutaia, não é mesmo? A começar pelo contratante da pesquisa, o desconhecido Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo). Qual o interesse da entidade companheira em avaliar a posição de cada candidato na corrida presidencial? Além do que, como a matéria da Folha Online revela, a pesquisa fora registrada inicialmente "em nome do Sindecrep (sindicato de trabalhadores em concessionárias de rodovias)". Como o Sindecrep negou a encomenda, o Sensus modificou o registro, dessa vez em nome do Sintrapav.

Além do que a tal pesquisa do Instituto Sensus foi concluída no dia 9 de abril, 24 horas antes do lançamento da candidatura de José Serra à Presidência da República. Considerando que foi o primeiro ato do ex-governador paulista a ter cobertura total da grande imprensa, e que isso certamente teve impacto sobre o eleitorado, o levantamento estaria caduco no dia seguinte. E por que gastar tanto dinheiro com algo que terá vida tão efêmera?

Para agravar a desconfiança geral, o instituto ainda dificulta o acesso dos tucanos aos formulários da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário