quinta-feira, 8 de abril de 2010

Estrada da vergonha

No Acre, a embromação tem nome: chama-se BR-364. Há 12 anos o governo da floresta avança a passos de cágado naquilo que já serviu de cavalo de batalha do PT contra o agora aliado Orleir Cameli. O PT, na época, não queria asfalto na BR. Agora que o quer desesperadamente, o asfalto não sai.

Nas eleições de 2006, após oito anos de governo de Jorge Viana, o então candidato Binho Marques anunciou que até o final de 2010 a estrada estaria asfaltada. O término do mandato do atual governador se aproxima e nada de inauguração da obra.



Recentemente, os petralhas encontraram em São Pedro um bode expiatório. A chuva que irriga as plantações inexistentes da zona rural é a mesma que desfaz sonhos na BR. Binho, ante a iminência do fracasso, tratou de consertar uma mentira com outra pior, ao desdizer o que havia dito em campanha.

As imagens aqui postadas foram feitas pelo deputado estadual Luis Gonzaga (PSDB), em recente viagem a Cruzeiro do Sul.



Notem que esta última imagem mostra a fragilidade do asfaltamento recém-concluído pelo governo. Certa vez, ao falar com uma amiga sobre a delicadeza da obra, ela, talvez influenciada pela intensa propaganda governista, invocou as chuvas para justificar os frequentes estragos. Então perguntei se ela sabia que na região Osaka, no Japão, existe um aeroporto construído sobre o mar.

Esse aeroporto tem capacidade para cem mil passageiros por dia e sua estrutura se sustenta sobre mil estacas de aço, de 90 metros de cumprimento cada uma.

É uma lástima que engenheiros japoneses construam um aeroporto sobre as águas enquanto na BR-364 não se faça um asfalto capaz de de suportar as chuvas. Temos competência de menos ou descaso demais?

2 comentários:

  1. "Temos competência de menos ou descaso demais?"

    As duas coisas, Archibaldo, infelizmente, as duas coisas.

    ResponderExcluir
  2. A gente podia mandar o pessoal do PT pro Japão, só com passagem de ida! Por lá, gente incompetente como eles não floresce! Como aqui!

    ResponderExcluir